Como fazer curva na rodovia?
Freie sempre antes entrar em curva. Caso seja inevitável freiar durante a curva, não pise no freio de uma só vez, dê leves pisadas no freio, acertando a direção do veículo. Leve em conta que você deverá fazer a curva pisando levemente no acelerador, o que aumenta a aderência do seu carro.
A regra geral é frear antes da curva e manter a velocidade durante a curva e retomar a velocidade ao na saída da curva. Isso vale para pista seca ou molhada, pilotando sozinho ou com garupa. Numa curva regular na estrada, o ângulo de inclinação do corpo deve acompanhar a inclinação da moto.
Aperte a embreagem e puxe o freio de mão ao mesmo tempo (se o carro é manual). Tire todo o pé do acelerador na hora de acionar o freio de mão e só o ative, junto da embreagem, por um ou dois segundos durante a curva. Se o carro é automático, ignore a parte da embreagem. Gire o volante para fazer a curva.
*Curva aberta simples: É uma curva aberta onde as linhas não se cruzam. * Curva aberta não-simples: É uma curva aberta, porém as linhas se cruzam. *Curva fechada simples: É uma curva fechada onde as linhas não se cruzam. *Curva fechada não-simples: É uma curva fechada onde as linhas se cruzam.
Negligência: É quando o motorista mesmo sabendo que seu veículo não tem condições de uso, mesmo assim o conduz em vias públicas ou, não encontrando-se em condições (cansaço – fadiga – sono – alcoolizado – etc.), insiste em dirigir.
Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.
Durante a curva o veículo fica sujeito a força centrífuga (força que empurra o veículo para fora da curva) e força centrípeta (força que tende a jogar o veículo para dentro da curva).
Se o freio deve ser usado antes de entrar numa curva, a embreagem deve ser esquecida enquanto realiza a manobra, pois ela deixa o carro mais solto e o veículo perde o contato com o chão. Curvas em mão dupla merecem atenção duplicada! Nesses casos, opte por ficar mais à direita, para que o carro do lado oposto passe sem perigo ao seu lado.
Muitas vezes, nos perguntamos sobre a melhor maneira de se fazer uma curva, seja na cidade ou na estrada. Para auxiliar você a praticar uma curva suave – seja em alta velocidade ou não – o Petrobras de Carona com Elas selecionou algumas dicas com o instrutor de automóvel Rodrigo Guimarães, que possui mais de 20 anos de experiência na área. Confira:
Quando você começar a se aproximar de uma curva fechada para a direita, coloque o carro no canto esquerdo da pista (e vice-versa). Assim, o carro vai conseguir completar um arco bem largo e folgado. Acione o freio e reduza a velocidade ao se aproximar da curva.
A direção defensiva deve ser uma prática constante na vida dos condutores. Trata-se de um conjunto de técnicas de prevenção usadas para evitar acidentes e para aumentar a segurança dos motoristas que dirigem em condições adversas.
Qual o significado do símbolo M?
Qual bateria e melhor XR ou XS Max?
O que significa pb4 em portugal?
Quanto custa o curso de relações internacionais?
Como provar uma compra sem a nota fiscal?
Quanto de água sanitária para 1000 litros de água?
Quais são as competências da educação infantil?
Qual o valor que é considerado diabetes gestacional?
Quanto ganha um profissional de governança de TI?
Quando o juiz dá a sentença tem como recorrer?
Quanto custa patentear um nome?
Quem tem tireoide pode tomar limão?
Como acelerar cicatrização de cirurgia?