Circunferências de cabeça adultas variam de 54 centímetros a aproximadamente 65 centímetros e algumas pessoas às vezes caem fora desses intervalos ou causa de algum tipo de condição médica ou é apenas como eles são.
O desenvolvimento se dá lentamente e as medidas mudam conforme as semanas de gestação que a mulher está. Porém após o nascimento, sabe-se que o parâmetro para ser considerado “normal” é um perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm.
Quando o tamanho da cabeça preocupa? Nos bebês nascidos a partir da 37ª semana gestacional, o perímetro cefálico pode variar de 33 a 35 cm. Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos.
O termo médico para esta situação é macrocefalia, o que simplesmente quer dizer "cabeça grande". Em alguns bebés, esta é uma situação completamente normal e pode ter muitas causas.
Para fazer a medição correta, o instrumento deve ser a fita métrica. A mesma usada para medir as dimensões de qualquer parte de nosso corpo. Você deve passá-la acima de suas sobrancelhas, contornando o crânio e tocando as pontas das orelhas. Mas não deve apertar muito a fita, pois assim a medição poderá sair errada.
36 curiosidades que você vai gostar
Basicamente, basta passar uma fita métrica ao redor da cabeça, por cima da sobrancelha e acima da orelha. Tamanho adulto deve ficar entre 56 / 58 / 60 /62 centímetros, e esta medida em centímetros é a circunferência interna dos capacetes.
A macrocefalia é o termo técnico para cabeça grande. A macrocefalia pode ser normal ou causada por distúrbios genéticos ou outros. O diagnóstico é feito antes do nascimento por meio de exames de ultrassom de rotina ou após o nascimento ao medir a circunferência da cabeça.
De fato, existem anomalias que denotam uma hipertrofia ou aumento da face ou calota craniana, e que em algumas situações tem indicação de cirurgia para algum grau de melhora. Dificilmente se a queixa é exclusivamente estética sem intuito reparador, existirá proposta cirúrgica.
Por volta dos três anos de idade, o cérebro da criança tem 80% do tamanho adulto. Por volta dos sete anos de idade, o cérebro da criança tem 90% do tamanho adulto.
Macrocefalia designa tamanho de cabeça muito acima do normal para idade e sexo. A macrocefalia geralmente é diagnosticada em recém-nascidos ou durante a infância. Nem sempre é considerada doença ou requer tratamento ou acompanhamento médico.
O perímetro cefálico uma vez atingido seu tamanho padrão não se reduz ao longo da vida. O que pode ocorrer é a cabeça ser proporcionalmente menor em relação ao corpo, no caso de pacientes com hipertrofia muscular grande. Em todo caso, não há tratamento para a questão tendo em vista que não é uma doença.
A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos 32 (trinta e dois) centímetros.
Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia (EUA) descobriram que pessoas com um maior volume cerebral tendem a ser mais inteligentes. No entanto, a diferença é muito pequena e não há motivos para quem tem o crânio avantajado se achar superior.
Quando medimos o perímetro cefálico, consideramos normal que ele desvie 2 DP para mais ou 2 DP para menos. Quando uma criança tem o perímetro cefálico abaixo do “menos 2 DP”, denominamos esta condição como “microcefalia” e, quando ela tem o perímetro cefálico acima do “mais 2 DP”, chamamos de “macrocrania”.
A circunferência reflete melhor o volume cefálico e é menos dependente do formato da cabeça do que a medida do diâmetro biparietal33. Muitos autores têm demonstrado que a circunferência cefálica é um dos parâmetros individuais mais confiáveis para a estimativa da idade gestacional6,34,35.
Geralmente a reconstrução craniana ou a cranioplastia são realizadas em caso de craniossinostose (uma malformação do crânio) ou deformidades adquiridas como em traumas ou pós-operatório. A técnica vai depender de vários fatores como a doença de base, idade e indicação do procedimento.
Por isso, a recomendação é sempre tirar as medidas da cabeça de quem vai usar a touca. Mas se não puder fazer isso, tenha em mente que a medida padrão para um adulto é de 61 cm. Geralmente, são produzidos 2 pontos por centímetros.
Sua cabecinha está pontiaguda
Essa situação é bastante comum em bebês que nascem de parto normal. A cabeça assume um formato de cone por causa da pressão que sofre enquanto atravessa o canal de parto. A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada.
Significado de Cabecinha
substantivo feminino Cabeça pequena, diminutivo de cabeça. Pessoa com pouco conhecimento, com uma visão de mundo estreita; ignorante, parvo.
A sensação de cabeça pesada é uma sensação de desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.
A Braquicefalia é uma anomalia genética congênita (presente até mesmo antes do nascimento), que causa a má-formação do crânio ou craniofacial devido à junção prematura das suturas cranianas, que são responsáveis por unir as placas cranianas (já que o crânio não é um único osso).
O que pode substituir o óleo de soja?
Quais as verduras para baixar o colesterol?
Quanto é a multa por sonegação?
Quanto de refrigerante por pessoa churrasco?
Quais são os fundamentos da responsabilidade fiscal?
Qual a vitamina que melhora o humor?
O que é o objetivo do controle social?
Quais são as preliminares da petição inicial trabalhista?
Como calcular o peso de uma mala de viagem?
O que é objeto real e virtual?
Como tratamos o direito sobre a vida?
Qual o valor fixo do Auxílio Brasil?
Quanto pesa 1 metro cúbico de isopor?
O que significa ter personalidade azul?
Como calcular probabilidade de falecimento?