A pena de ilícitos tributários, caracterizados como sonegação, pode variar de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, além da multa - que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.
Considerado um crime o ato de sonegar impostos, prevê multa de duas a cinco vezes o valor do tributo e detenção de seis meses a dois anos.
Em paralelo ao processo administrativo tributário e judicial, o contribuinte que praticou a sonegação fiscal pode responder um processo criminal pedindo sua prisão e aplicação de multa, mas caso haja o pagamento do valor devido, extingue-se o processo penal.
Multa por autuação da fiscalização
Nesse caso, é a Receita Federal que descobre por conta própria o crime de sonegação e a multa aplicada corresponde ao valor omitido pela pessoa física ou jurídica, com o acréscimo de 75% desse valor, além de juros moratórios (de atraso).
Caso o cidadão admita voluntariamente que houve um equívoco na declaração e quitar a dívida até um mês após a audiência, a multa cobrada pelo Leão será de 37,5% do valor devido mais a taxa Selic. Já se o contribuinte questionar a sonegação e perder a audiência, a multa passa a ser de 75% mais Selic.
16 curiosidades que você vai gostar
O que é sonegação de imposto? A palavra sonegar significa não declarar ou pagar o que é devido. Pode-se deduzir que a sonegação fiscal constitui-se como qualquer ato cujo objetivo seja o de evitar o cumprimento de uma obrigação principal tributária (pagamento de impostos).
Neste caso, entende-se uma intenção do contribuinte em fraudar os dados por interesse próprio e a multa pode chegar a 75% do valor total sonegado, mais os juros de mora. Por outro lado, quando a empresa reconhece o seu erro e informa a receita, a multa cai consideravelmente: 20% do valor sonegado, mais os juros.
A palavra sonegar significa esconder ou omitir. O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos.
7 principais erros que fazem você cair na malha finaOmitir rendimentos. ... Declarar valores ilegítimos. ... Preencher informações de maneira incorreta. ... Fraudar documentos enviados para a Receita Federal. ... Incluir dependentes irregulares ou omitir seus rendimentos. ... Declarar despesas médicas incompatíveis.
Como são fabricadas as piscinas de fibra?
Como o olho humano enxerga as cores?
Como é formada a question tag?
O que é pincel de cerdas Sinteticas?
Como é calculado o CDI diário?
O que são bacias hidrográficas 5 ano?
Como faço para ver o valor da restituição do imposto de renda?
Como descobrir qual cartório a pessoa tem firma aberta?
Como calcular auxílio doença 2020?
Como descobrir onde está a minha roda da fortuna no mapa astral?
Como calcular o valuation de uma empresa?
Como calcular reação Exotérmica?
O que é valor mínimo e máximo de uma função?