O atual (118º) papa é Tawadros II de Alexandria, nascido em 1952.
O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora seja um título meramente honorífico, já que cada uma dessas Igrejas são independentes. A maioria usa o rito bizantino. Existem muitas diferenças entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa.
Para os cristãos ortodoxos, como são chamados, não existe purgatório e não acreditam na virgindade de Maria após a concepção. Na Igreja Ortodoxa, os padres são liberados para o casamento, desde que este tenha ocorrido antes da sua conversão, e apenas os bispos são obrigados a manter o celibato.
Hoje, o termo copta é usado para se referir aos cristãos membros da Igreja Ortodoxa Copta e da diminuta Igreja Católica Copta, uma comunidade em plena comunhão com a Igreja Católica Romana. Os ortodoxos coptas, por sua vez, não estão em plena comunhão com os católicos e nem com os ortodoxos de tradição grega e eslava.
A Igreja Católica Romana acredita na primazia de um dos bispos, o Bispo de Roma, que é o papa e este é a autoridade máxima nessa igreja. Por sua vez, os ortodoxos não creem na supremacia de nenhum bispo, sendo todos eles iguais.
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Pela tradição Greco-Melquita, os padres podem ser casados e podem ter um trabalho paralelo à sua atuação na paróquia. Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.
O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
A maior igreja cristã do Norte da África, é governada pelo seu primaz, o Papa Teodoro II de Alexandria, juntamente com o seu Sínodo. Segundo sua tradição, a Igreja copta foi estabelecida por São Marcos, o apóstolo e evangelista, em meados do século I (c. 42).
Uma das principais linhas doutrinais da Igreja Copta é a de que Cristo possui duas naturezas, a divina e a humana, unidas sem confusão em uma "natureza da Palavra encarnada", pelo que entraram em conflito com o Credo do Concílio de Calcedónia (451), que declarou a presença de Cristo em duas naturezas.
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