Trata-se do chamado aposto circunstancial. Segundo Epifânio da Silva Dias (1918, p. 48), tal aposto é empregado quando se pretende exprimir "tempo, hipótese, concessão, causa, comparação, ou debaixo de que respeito é considerada a pessoa ou cousa".
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Tipos de apostoExplicativo. Oferece uma explicação sobre o termo anterior: ... Distributivo. Retoma as explicações sobre os termos, contudo, de maneira separada na oração: ... Enumerativo. Enumera as explicações sobre o termo, sendo separado por vírgulas: ... Comparativo. ... Resumidor ou recapitulativo. ... Especificativo. ... Aposto de oração.
O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.
Fiquemos com o essencial: se o cargo – termo antecedente – for único, privativo de uma pessoa, o aposto é explicativo. Vírgula nele! Se, em vez disso, o cargo for genérico, podendo ser ocupado por duas ou mais pessoas, temos aposto restritivo.
25 curiosidades que você vai gostar
Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração.
4 – Aposto distributivo
Utiliza-se esse tipo de aposto para retomar elementos do texto. Ex1: Pedro e Maria são meus amigos: aquele conheci na escola, já esta na faculdade. Ex2: Ambos trabalham na empresa, um na área de tecnologia e o outro na área comercial.
O nome já sugere: aposto explicativo é aquele cujo intuito é detalhar, explicar melhor o termo ao qual está ligado. Em relação à pontuação, o aposto explicativo aparece sempre entre vírgulas, travessões ou parênteses.
Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.
Diferença entre vocativo e aposto
O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O aposto pode aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere, podendo ser, ou não, destacado por sinais de pontuação como vírgula, dois-pontos ou travessão.
O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.
O aposto permite o enriquecimento textual, fornecendo informações novas sobre os termos da oração. Pode aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere, bem como ser destacado ou não por sinais de pontuação, como vírgula, dois-pontos ou travessão.
A locução a postos significa preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar.
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
É comum notarmos certa confusão entre aposto e adjunto adnominal, já que o aposto pode ser introduzido por meio da preposição de. Deve-se ter claro, no entanto, que o aposto tem sempre o substantivo como seu núcleo, ao passo que o adjunto adnominal pode ser representado por um adjetivo.
O vocativo pode ser formado por:Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa.Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos.Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
O Aposto resumidor é comumente representado por pronome indefinido (tudo, nada, ninguém, alguém, todos…) ou por pronome demonstrativo (isto, isso, aquilo…), resumindo o sujeito composto. O verbo concorda com o aposto resumidor.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como utilizar a bolsa de gelo?
Como fazer para tirar a nata do leite?
Como se vestir para ir à academia?
Como fazer shampoo caseiro com bicarbonato de sódio?
Como lançar diárias no Imposto de Renda?
Como se separa as sílabas da palavra infecção?
Como usar a panela de pedra de sabão?
Como preencher Livro-caixa débito e crédito?
Como separar palavras no Excel?
Para que serve cachaça com Amburana?
Como justificar uma resposta certa?
Quantas sílabas tem na palavra excelente?
Como declarar doação de imóvel no Imposto de Renda?
Como separar água e farinha de trigo?
Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2021?
Como lançar falta no eSocial doméstica?
Como separar dois botões em HTML?