Através do método que valorize a crítica e o pensamento autônomo do aluno, Sócrates contribui para o desenvolvimento de novas metodologias na educação a distância, buscando uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos.
A grande proposição entre Sócrates e a educação é encarar o diálogo como método de investigação ou de esclarecimento mais profundo de certas perguntas e indagações. Essa forma de propagar um saber ou conhecimento é vista por muitos como o cerne da atividade de um professor à maneira clássica.
Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência.
A contribuição mais importante de Sócrates para a filosofia ocidental foi sua técnica para argumentar um ponto, conhecido como técnica socrática, que ele aplicou a muitas coisas, como verdade e justiça. Isso é descrito nos “Diálogos socráticos” de Platão.
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.
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De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer: Na imortalidade da alma. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
5 frases famosas de Sócrates para entender o pensamento do..."Só sei que nada sei". Essa é uma das frases mais famosas de Sócrates. ... "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses". ... "A vida irrefletida não vale a pena ser vivida". ... "Já é hora de irmos. ... "Ninguém faz o mal voluntariamente".
Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Dentro dessa fisiologia política de Aristóteles, a educação entra como aquela capaz de desenvolver as condições necessárias para a segurança do regime e para a saúde do Estado. É a educação que fornece unidade orgânica ao Estado; ela deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção.
Sócrates deu uma imensa contribuição para a educação de hoje onde o indivíduo busca em si próprio uma forma de coerência com suas idéias. Tal contribuição foi com o método criado por ele chamado maiêutica. Pois o método é o caminho a seguir, para chegar à verdade nas ciências.
Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar - Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.
O método socrático era desenvolvido por meio de diálogos críticos com seus interlocutores. O filósofo estabelecia dois momentos básicos, dividindo esses diálogos em: ironia e maiêutica. “Para interpretá-lo corretamente é preciso que nos remetamos ao novo conceito de psyché: A alma e o cuidado da alma” 11 .
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.
Quais são os métodos filosóficos?Dialético – conflito de ideias e argumentos para se chegar a um consenso;Hermenêutico – interpretação e análise do contexto histórico, social e da linguagem;Analítico – analisa internamente as estruturas da linguagem.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.
Platão defendia que toda educação era de responsabilidade estatal e, ainda, reivindicava o acesso universal à educação e a mesma instrução para meninos e meninas.
Frases FamosasDeus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. ... Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar. ... Esquecer é uma necessidade. ... O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele. ... Lágrimas não são argumentos.
Frases de VidaA vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. ... Renda-se, como eu me rendi. ... Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. ... Aprenda como se você fosse viver para sempre. ... Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.
O filósofo, proclamado como o mais sábio dos homens pelo oráculo, entendia que ele mesmo não ensinava nada a ninguém. Ele apenas fazia as pessoas pensarem por conta própria. Com seu método, ele induzia as pessoas a reconhecerem a sua própria ignorância e a formularem as suas próprias ideias.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.
O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe.
Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstractas admitem uma análise racional.
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