Os quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Por sua vez, para um estudo mais detalhado, os estágios foram subdivididos em níveis. Se para Piaget a inteligência dá saltos - muda de qualidade, cada estágio representa uma qualidade desta inteligência.
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
A Epistemologia postula que a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do indivíduo como da interação do com seu meio (semelhante as proposições das neurociências), ocorrendo através de 4 fases (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal).
O estudo mostra que a epistemologia genética de Piaget pode ser compreendida pelos professores de Educação Física não apenas como uma teoria do conhecimento, mas também como uma perspectiva pedagógica capaz de direcionar ações de ensino-aprendizagem que valorizem as ações motoras com expressão de sentir e pensar.
45 curiosidades que você vai gostar
O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafiar os alunos. ... O professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.
A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
O psicólogo e pesquisador da infância, Jean Piaget, elencou 4 fases do desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Jean Piaget
Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.
Epistemologia segundo Jean Piaget
O biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) elaborou uma teoria do conhecimento e a expôs em sua obra “A Epistemologia Genética”, em 1950. ... Sensório-motor: 0 aos 2 anos, onde o conhecimento se dá através de estímulos exteriores e interiores.
A principal diferença entre a Epistemologia Genética e a Tradicional é que esta última tem o conhecimento como algo já acabado, enquanto a primeira, vê o conhecimento como algo que está em constante construção. ... Enquanto na Epistemologia Genética a evolução do conhecimento se dá por meio da assimilação.
Ocorre que INTERAÇÃO, segundo a epistemologia genética, SEMPRE HÁ; sempre a ação de um indivíduo afeta o meio-ambiente e vice-versa, sempre, e ao mesmo tempo. E sempre essa troca tende com maior ou menor probabilidade ao equilíbrio, para cumprir as funções invariantes do desenvolvimento.
O CIEG, por fim, foi uma criação do próprio Piaget, sendo um lugar de intercâmbio de informações de especialistas de diversas áreas visando o aprofundamento em pesquisas e estudos. É neste instituto que Piaget conclui, finalmente, sua teoria.
Cada mês que avança nossa interação com o bebê passa a ser mais intensa. Nessa fase podemos destacar: Movimentação da musculatura na região da cintura, isso significa que essa região atingiu um fortalecimento adequado. Nesse momento o bebê já está apto a ficar sentado.
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Conforme Vygotsky (1998), o papel do professor é o de ser um mediador apresentando-se como um importante parceiro no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, alguém que motiva o aluno para a construção de seu próprio aprendizado e de seu ser.
Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).
O aluno é aquele que aprende os valores, a linguagem e o conhecimento que seu grupo social produz a partir da interação com o outro — no caso, o professor. Segundo Vygotsky, o aprendizado não se subordina totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais: um aspecto se alimenta do outro.
A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. ... Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.
Usado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier, o termo epistemologia é composto das palavas "episteme" e "logos". Episteme significa "conhecimento" e Logos significa "palavra", embora seja mais usado no sentido de "estudo" ou "ciência".
Como habilitar o QR Code Itaú?
Como juntar duas fotos em uma só no Paint?
Como tratar os pés com parafina?
Como cuidar de cabelos tingidos de preto?
Qual remédio caseiro para lábios rachados?
Como lavar e guardar folhas verdes na geladeira?
Como fazer soro caseiro para bezerros?
Como higienizar as frutas para dar para o bebê?
Como transformar um PDF em PSD?
Como higienizar castanhas de caju?
O que passar em couro legítimo?
Como fazer higienização de implantes?
Como higienizar o bico de silicone?
Tem como jogar os jogos do Xbox no PC?
Como lavar verduras Dr Bactéria?