Ligadas a costumes populares e ainda à socialização, as brincadeiras tradicionais ajudam a desenvolver a coordenação motora, exploram o movimento, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual das crianças.
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (RCNEI, 1998, p. 22).
É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais. Sendo estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.
Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outros modificam-se, recebendo novos conteúdos. ... Enquanto manifestações espontâneas da cultura popular, as brincadeiras tradicionais tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.
As brincadeiras antigas são fundamentais na infância, pois estas são ligadas aos costumes populares que ajudam a promover a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, o equilíbrio, do respeito às regras e o cognitivo das crianças (REGINA, 2008).
45 curiosidades que você vai gostar
A brincadeira faz-se “instrumento” fundamental para o desenvolvimento psicomotor da criança. Devido a isto, cabe aos aos profissionais da educação tomarem consciência da importância para que seja desenvolvida uma educação de qualidade, para que no futuro essas crianças sejam pessoas confiantes e bem-sucedidas.
Nos relatos sobre a brincadeira infantil Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar “é imaginação em ação” (FRIEDMANN, 1996).
Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde muito cedo as crianças se comunicam por gestos, sons e mais tarde a imaginação.
Friedmann (1995) destaca a importância de resgatarmos os jogos tradicionais nas escolas, pois os mesmos fazem parte de nosso patrimônio cultural e lúdico, sendo de suma importância para o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas nas crianças.
Como personalizar Iphone widget?
O que fazer com a coqueteleira?
Como personalizar a tela inicial do Motorola?
Como cadastrar o cartão poupança da Caixa no aplicativo?
Como funciona o controle remoto da televisão?
Como mudar o link do Instagram?
Dá para usar corante em gel na bombinha?
Como desbloquear um site bloqueado pelo Java?
Como fazer o sinal de elevado ao quadrado no teclado?
Como permitir que sites executem Flash?
Quando usar AM ou um em alemão?
Como fala eu sou brasileiro em coreano?
Como personalizar capa de agenda?
Quem escolhe o presidente no parlamentarismo?
Como pedir isenção da certidão de nascimento?
Como apagar mensagem do Hangout no celular?