LIGAÇÃO METÁLICA Essa expressão pode ser explicada por conta de, após os átomos dos metais estarem ligados, ocorrer um fluxo constante de elétrons entre os metais, o que explica o fato do compostos metálicos serem os únicos que apresentam condutibilidade elétrica no estado sólido.
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.
As ligações metálicas são resultantes da interação entre elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um conjunto de cátions imersos em uma nuvem de elétrons. A existência de elétrons livres contribui para determinadas propriedades deste tipo de ligação.
Essa teoria da ligação metálica explica muitas propriedades dos metais, por exemplo, os metais são bons condutores térmicos e elétricos devido aos elétrons livres, que permitem o trânsito rápido de calor e eletricidade. ... Assim, para desfazer esse tipo de ligação é necessário fornecer muita energia ao sistema.
Por que, no entanto, os átomos se unem em conjunto e como as ligações podem ser descritas eletronicamente? A questão por que é relativamente fácil de responder: os átomos se ligam em conjunto porque o composto resultante é mais estável e com menos energia que os átomos separados.
Por que formar ligações químicas? A resposta básica é que os átomos estão tentando alcançar o estado mais estável (menor energia) possível. Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência).
No próprio metal puro, como por exemplo no ouro, ocorre esse tipo de ligação entre os próprios átomos do mesmo metal. Além disso, toda e qualquer liga de metais é composta por ligações metálicas, como por exemplo no latão, uma liga de cobre e zinco.
As ligas metálicas são resultado da união de metais entre si ou de metal com outra substância. Para a indústria, os metais puros (na maioria das vezes) não apresentam as características necessárias para determinadas aplicações.
Letra A. O fio de cobre apresenta ligação metálica, entre os átomos de cobre, que apresentam cátions fixos, rodeados por uma nuvem de elétrons. (UFMG) Uma substancia pura, sólida, que é também um isolante elétrico, pode apresentar todos os tipos de ligações, exceto:
Ligas de alumínio: apresentam elevada condutividade elétrica e térmica, baixa temperatura de fusão e baixa densidade. Os elementos de liga são: Cu, Si, Mg, Zn, Li. Magnálio: liga de magnésio e alumínio. Devido à baixa densidade é utilizadas em peças de avião. Zamac: liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre.
Como Ler livros do Scribd no Kindle?
Como instalar o certificado A1 no Windows 10?
Como se dá o processo de biodigestão?
Como calcular a constante de um gás?
Quais os principais fatores que causam o deslocamento no equilíbrio químico?
O que significa escrever em cima da linha?
Como e quando ocorre a desnitrificação?
Como funciona o lançamento de um foguete espacial?
Como é o sistema digestivo das aves?
Como ocorre o processo de arenização do solo dos Pampas?
Como saber se o Windows Defender está ativado no Windows 7?
Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?
Como ocorre o enovelamento de proteínas?