A função executiva é um termo abrangente para a gestão dos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e resolução de problemas, bem como o planejamento e execução.
As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.
Funções executivas na escola
Estabelecer objetivos;
Planificar, gerir, predizer e antecipar tarefas, textos e trabalhos;
Priorizar e ordenar tarefas no espaço e no tempo para concluir projetos e realizar testes;
Organizar e hierarquizar dados, gráficos, mapas e fontes variadas de informação e de estudo;
As funções executivas compreendem um conceito neuropsicológico que se aplica às atividades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas. Elas incluem o raciocínio, a lógica, a estratégias, a tomada de decisões e a resolução de problemas.
Funções executivas constituem um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Elas possibilitam ao indivíduo gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, isto é, tomar decisões com independência e responsabilidade.
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Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo direcionar seu comportamento a metas, inibir respostas impulsivas, quebrar hábitos, tomar decisões, avaliar riscos e planejar o futuro (Bosa & Teixeira, 2017).
Os cientistas referem-se a essas capacidades como função executiva e de autorregulação – um conjunto de habilidades que dependem de três tipos de função do cérebro: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. As crianças não nascem com essas habilidades –, elas nascem com o potencial para desenvolvê-las.
A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
As funções executivas podem ser divididas em três grandes categorias de competências: Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. ... Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças.
As Funções executivas estão presentes em nosso cotidiano como realizar uma tarefa escolar, concluir um curso on line, escolher uma carreira profissional, planejar e realizar metas, lembrar de compromissos, entre outros.
26 verificaram que as funções executivas se desenvol- vem rapidamente na infância (maior efeito de idade em Page 3 Temas sobre Desenvolvimento 2013; 19(107). 208 crianças de 5 a 7 anos), com mudanças mais modestas ocorrendo em crianças mais velhas e mesmo durante a adolescência (efeito apenas moderado entre 8 e 15 anos ...
Ninguém nasce com habilidades de função executivas prontas, mas quase todo mundo pode aprendê-las. Nossos genes fornecem o modelo para aprender essas habilidades, mas elas se desenvolvem através de experiências e prática. A base está na infância, quando bebês aprendem a primeiro prestar atenção.
- Escolha para ele jogos de computador e cognitivos que ajudem a desenvolver as funções executivas. - Incentive seu filho a fazer ioga, meditação, música, artes marciais, dança ou atividades aeróbicas. Escolha atividades que sejam suficientemente desafiadoras para mantê-lo motivado.
O centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.
4)Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes. A medida que a criança vai adquirindo habilidades , outras competências vão sendo treinadas.
As funções executivas "frias" estão relacionadas a habilidades puramente cognitivas do córtex pré-frontal dorso lateral e são ativadas por problemas abstratos, descontextualizados e que requerem a capacidade de suprimir processos automáticos ou respostas preponderantes, e as "quentes" aos aspectos afetivos do córtex ...
As Funções Executivas operam por meio de redes neurais interativas e sobrepostas, distribuídas no córtex Pré-frontal que fazem conexões com outras regiões do cérebro, como por ex. com o hipocampo e com o córtex parietal posterior.
Para começo de conversa: o que são as funções executivas? Basicamente é a nossa capacidade de controlar e gerir pensamentos, emoções e ações. ... De forma bem simples, as funções executivas frias são aquelas que mexem mais com a lógica e o planejamento. Já as quentes são aquelas que envolvem emoções e sentimentos.
As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior.
Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.
Destaca-se o desenvolvimento de testes usados para avaliar as funções executivas, tais como o Teste de Stroop, o Teste de Trilhas e o Teste da Torre de Londres, que avaliam atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento, respectivamente17.
A função executiva do cérebro vem sendo definida como um conjunto de habilidades, que de forma integrada, possibilitam ao indivíduo direcionar comportamentos a objetivos, realizando ações voluntárias.
As principais funções executivas do lobo frontal que apresentam alterações vinculadas ao TDAH, de acordo com os estudos de Lopes e Hazin, 2005, são: organização, hierarquização e ativação da informação; focalização e sustentação da atenção; alerta e velocidade de processamento; manejo da frustração e modulação do afeto ...
Autismo e Funções Neuropsicológicas: Memória, Função Executiva e Atenção. O objetivo deste estudo é fazer um sintético apanhado teórico sobre o Autismo, abordando três funções neuropsicológicas: memória, função executiva e atenção.
As funções executivas no autismo apresentam um déficit relevante, pois há um prejuízo na capacidade atencional, na motivação, na memória, no planejamento e execução de uma tarefa.
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