Paulo Freire diz: “Que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2001, p. 52). Criar em sala de aula situações onde o aluno possa fazer indagações, permitindo-se assim construir o seu conhecimento.
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.
O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. Tanto os jogos como as brincadeiras proporcionam na educação infantil desenvolvimento físico mental e intelectual.
Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
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Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.
Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ...
Contação de histórias: essa é uma das atividades lúdicas para educação infantil mais aplicadas por seu poder de construção do conhecimento. Ao ler para uma criança, você ativa potencialidades cognitivas e mostra que ela também pode aprender um dia.
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.
O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.
Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. … Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.
Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.
Para Vygotsky, citado por Baquero (1998), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, na quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade com contexto cultural e social.
Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.
A ludicidade, apesar de ser um tema atual, apresenta contribuições com base nos primórdios. Nesse sentido, disserte sobre as marcas que a ludicidade deixou na história. RESPOSTA ESPERADA: Na época dos primórdios, as atividades lúdicas vivenciadas foram expressas por meio de desenhos, símbolos e formas.
Em resumo, alguns dos principais benefícios das atividades lúdicas que podemos apontar são:Absorção de valores;Desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento;Melhoria de habilidades;Socialização.
Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ... Leitura. ... Jogos de tabuleiro. ... Oficinas. ... Circuitos lúdicos. ... Gincanas. ... Acampamento. ... Brincadeiras.
Além de estimular a capacidade motora, as descobertas e aprendizagem dos alunos, as atividades lúdicas são fundamentais para a criança interagir e construir conhecimento sobre si mesma e sobre a realidade que a cerca. E neste processo de interação elas não somente recebem, mas também criam e transformam.
Ideias de atividades de alfabetização1- Incentive os alunos a tocarem nas letras.2- Alfabetize com atividades divertidas.3- Utilize imagens para facilitar o aprendizado.4- Proporcione experiências positivas ao trabalhar com as palavras.5- Ensine a leitura de forma lúdica.
Cantando e tocando de mentirinha. Utilizar instrumentos musicais de brinquedo é uma ótima forma de aprender brincando. Além de desenvolver melhor a coordenação motora dos seus filhos, eles podem aprender inglês com música — o que reforça o item anterior. Muitos pais preferem colocar as crianças em escolinhas de música.
Bolinha de gude, lego, pega-pega, desenho, mímica, trava-línguas e leitura. As brincadeiras lúdicas podem mudar com o passar dos anos, mas ainda continuam sendo a principal forma de aprendizado das crianças, seja em casa com os pais e irmãos, ou na escola, com os colegas de classe.
Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.
"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança". "Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".
A criança ao mesmo tempo em que brinca individualmente pode transformar o jogo simbólico em coletivo, basta se juntar com mais crianças. Para Vygotsky (2003 pg. 60), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança.
Como Vygotsky apresenta a relação da aprendizagem e brinquedo no processo de aprendizagem da criança? Assinale a alternativa correta: a. Para Vygotsky (1984), a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento do educando, ou seja, a memória, a atenção, percepção e o raciocínio lógico.
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