Não tem como. Fazer o que contrariam eles, faz parecer que você está errada, eles ficam tristes e você se sente culpada. Você precisa fazer psicoterapia o mais breve possível, para saber lidar com esses conflitos, e dirigir sua própria vida. Sem mágoas, sem culpa e sem dor.
Nesses casos, os pais precisam lidar com o trauma que carregam e podem contar com auxílio psicológico para isso. A culpa sentida pelos pais que trabalham fora e que passam muito tempo longe dos filhos também é motivo para superproteção.
Pesquisas anteriores já apontavam as consequências negativas da superproteção das crianças. Uma delas, de 2016, concluía que “as crianças com pais intrusos e controladores, aqueles que pressionam muito os filhos a obterem boas notas, podem ser mais propensas a se tornarem altamente autocríticas, ansiosas e deprimidas”.
Isolamento social O excesso de proteção pode aprisionar. Algumas atitudes controladoras podem virar uma obsessão, sufocando e prejudicando o amadurecimento. Acostumadas a sempre terem a proteção de um adulto, até mesmo dormir sozinhas pode se tornar amedrontador.
Qual farinha low carb é mais barata?
Pode guardar remédio na bolsa?
Quanto custa 1 kWh em reais 2021 Enel?
Quais animais eram considerados sagrados para os egípcios?
O que significa escrever o nome de trás pra frente?
Porque o etanol é mais solúvel em água do que o etano?
Quais são os 23 idiomas mais falados no mundo?
Quantos dentes precisa ter para entrar no Exército?
Qual parte do Brasil faz frio?
Quais os tipos de parasitas intestinais?
Quais são as cores que combinam com verde limão?
Quando Salomão escreveu o livro de Provérbios?
O que causou o impeachment de Dilma?
Quais são as glândulas do sistema endócrino?