O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
No Brasil o ensino religioso é permitido tanto nas escolas particulares e públicas. ... De acordo com a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso deve ser facultativo, precisa assegurar o respeito à diversidade de credos e não tentar impor um dogma ou converter alguém.
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
O objetivo de Ensino Religioso é o sagrado como fenômeno religioso, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo como cerne da experiência religiosa do cotidiano que contextualiza no universo cultural.
A Constituição de 1988, por sua vez, institui o “ensino religioso de matrícula facultativa, como disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental”. Mesmo sem ser mencionado, o Ensino Religioso no Ensino Médio, escolas da rede particular mantiveram esta disciplina.
4. O aluno poderá ser reprovado e repetir de ano na disciplina? ... O aluno não pode ser reprovado, por se tratar de matrícula facultativa. Mas fica submetido, sim, a uma nota.
Com a criação e propagação dessa escola, o Ensino Religioso abarca a educação brasileira, promovendo a catequese dos índios e a educação dos filhos dos colonos. Controlando a fé e a moral dos habitantes brasileiros, tendo como premissa a adesão à cultura portuguesa e aos princípios do catolicismo, promovendo a desintegração da cultura indígena.
No Brasil, o ensino religioso é legalmente aceito como disciplina escolar. A trajetória dessa disciplina iniciou-se com a colonização portuguesa, e tem sido marcada por polêmicas sobre a laicidade nas escolas. A partir desta discussão atual, surge a importância de uma
Os defensores do ensino religioso argumentam que ele ajuda na formação do caráter dos alunos, pois trata diretamente dos valores religiosos. Assim, a disciplina reforça ideias e conceitos que são julgados importantes pela família do estudante.
§ 1º A formação de classe para o ensino religioso independe de número mínimo de alunos. § 2º O registro dos professores de ensino religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva. (LDB. n.4024/61, art.
Porque as pessoas se sentem superiores?
Quantas tilápias cabem em uma caixa d'água?
O que acontece com Hope em The Originals?
Qual verdura grávida não pode comer?
Qual o valor da aposentadoria por deficiência leve?
Como surgiu a Liga Missionária Juvenil?
Qual o plural de salário família?
Quanto tempo queijo mussarela pode ficar na geladeira?
O que é Fiscalização Aduaneira finalizada?
O que é uma pressão constante?
O que significa nódulo no pescoço?
O que acontece se eu não pagar o advogado?
Como agendar para atualizar o Bolsa Família?
Como consultar protesto no CPF grátis?