O ensino de Enfermagem foi oficialmente instituído no Brasil com a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, conforme o Decreto Federal n° 791, de 27 de setembro de 1890, do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil (RESENDE, 1961).
No Brasil, a profissionalização da enfermagem passa a se configurar a partir da prestação de cuidados às pessoas enfermas em domicílios, o que, posteriormente, ganha contornos de profissionalização com a sistematização do ensino.
Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Começou em 1916 com um curso de socorrista, para atender às necessidades prementes da 1ª Guerra Mundial. Logo foi evidenciada a necessidade de formar profissionais (que desenvolveu-se somente após a fundação da Escola Anna Nery) e o outro para voluntários.
No Brasil, a profissio-nalização e o ensino de enfermagem iniciaram com o decreto 791/1890 assinando pelo Chefe de Governo Provisório da República, Marechal Deodoro da Fonseca, o curso teve implementado em seu currículo desde noções práticas de propedêuticas até administração interna das enfermarias(2-3) surgindo assim ...
Entre os séculos V e VIII d.C, por exemplo, alguns princípios da Enfermagem eram aplicados pelos detentores da fé. No caso, os sacerdotes. Mais tarde, por volta do século XVI, a atividade era vista, na Europa, como uma profissão que já começava a se institucionalizar, principalmente a partir da Revolução Industrial.
A implantação dos cursos de auxiliar de enfermagem na década de 40, aconteceram devido a demanda reduzida de profissionais da área de enfermagem para atender as necessidades do país, tanto no campo da saúde pública como no campo hospitalar.
Inicialmente, no Brasil, o ensino da enfermagem era realizado por instituições religiosas, sem a preocupação por um currículo sistematizado ou por programa formal; assim, o aprendizado era dado de forma empírica, já que não havia uma base científica.
Esse ensino de enfermagem sistematizado, teve início no Brasil apenas em 1923, com o objetivo de atender o contingente da população brasileira acometido pelas grandes epidemias e à necessidade de mão de obra especializada para combater as doenças infectocontagiosas.
Passado o período de Guerras, se inicia o desenvolvimento da educação em Enfermagem no Brasil. Mais escolas são abertas, especialização criadas, conselhos, associações e sindicatos de classe organizados, entre outras medidas.
No Brasil, a história da Enfermagem pode ser divididas em três períodos: 1 A organização da Enfermagem: do período colonial ao final do século XIX 2 O desenvolvimento da Enfermagem: do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial 3 Enfermagem Moderna: do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais. More ...
Como enviar mensagem no plurall?
Como falar com atendente do Poupatempo?
Como calcular a quantidade de litros?
Quanto custa a tirolesa na praia de Calhetas?
Como fazer uma audição para a SM?
Como instalar antena espinha de peixe na televisão?
Onde comprar aparelho para medir a glicose?
Tem ônibus para Visconde de Mauá?
Como apagar sugestões do Instagram 2021?
Como pedir reembolso no Shoptime?
Como fazer um planejamento da vida pessoal?
Como viajar com pouco dinheiro?
Quanto custa a passagem para São Gonçalo do Amarante?
Como compartilhar algo na linha do tempo de um amigo?
Quanto custa para fazer uma viagem de formatura?
Como plantar a acácia mangium?
O que faz com que a Terra seja o único planeta com vida?
Quanto custa em média uma viagem para o Egito?