História. Há milhares de anos o homem começou a fazer inscrições nas paredes das cavernas, representando animais e cenas do seu cotidiano. Essas inscrições, chamadas de arte rupestre, mais tarde foram evoluindo para uma forma rudimentar de comunicação, chamada pictografia.
O que é Leitura:
É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.
Harold Bloom: o homem que ensinou a ler.
Entre 1425 e 1456, Gutenberg imprimia a primeiro livro produzido em larga escala na Europa: uma bíblia. Antes, porém, os chineses já tinham técnicas de impressão de caracteres através de xilogravura, no século XI. De lá pra cá, muita coisa se passou.
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Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
"A partir do século XIX, com a implantação da imprensa régia em 1808, o Brasil iniciou sistematicamente a impressão de livros.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).
Segundo a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, a internet e as redes sociais são razões para a queda no percentual de leitores, sobretudo entre as camadas mais ricas e com ensino superior.
O primeiro livro impresso no mundo foi um avanço conquistado pelo homem durante a Idade Média, no século XIV. Este livro só foi possível graças à invenção da prensa com tipos móveis de Johannes Gutenberg. A obra escolhida para a primeira impressão da história foi a Bíblia.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
A leitura é um processo de apreensão/compreensão de algum tipo de informação armazenada num suporte e transmitida mediante determinados códigos, como a linguagem. O código pode ser visual, auditivo e inclusive táctil, como o sistema Braille.
Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.
Ocorre, pois, uma descaracterização do texto como elemento comunicativo, pois o aluno não sabe por que leu, desconhece quem escreveu, não tem ideia da finalidade da leitura e não percebe sua importância como coautor do texto, ou seja, inexiste a interação texto-leitor imprescindível para o entendimento da mensagem.
As maiores razões para o cidadão paulista não ter lido um livro são: não gostar de ler/não ter o hábito de ler, citado por 34% dos entrevistados e a falta de tempo, mencionado por 32% dos participantes. Além disso, 9% das pessoas contaram que não têm paciência para ler. Juntos, esses três motivos somam 75%.
As pessoas estão frequentando menos bibliotecas”, diz Zoara. Segundo a pesquisa, 5% dos leitores e 1% dos não leitores disseram não ter lido mais porque os livros são caros; e, 7% dos leitores e 2% dos não leitores não leram porque não há bibliotecas por perto.
Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu.
Escrita Cuneiforme
Era essencial que a informação fosse compreendida. Assim, por volta de 3000 a.C. surge a primeira forma de escrever - a escrita cuneiforme - a qual tem origem na antiga Mesopotâmia com os sumérios.
A escrita chinesa antiga evoluiu a partir da prática da divinação durante a dinastia Shang (1600-1046 a.C.). Algumas teorias sugerem que as imagens e marcações em fragmentos de cerâmica encontrados na vila de Ban Po são evidências de um sistema de escrita antigo, mas essa afirmação tem sido frequentemente contestada.
Dividida em escolas literárias, tem papel fundamental na criação da identidade cultural do país. A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.
Na antiguidade, ler era restrito aos nobres e intelectuais. Com o tempo, a atividade tornou-se um agente de socialização e hoje assume um impacto individual. O poder de socialização dos livros era indiscutível. ... Nos séculos seguintes, especialmente a partir de 1700, a leitura tornou-se um hábito social.
Século XVI: Quinhentismo
O primeiro registro literário em terras brasileiras é a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Além das cartas, há os diários onde o autor elabora uma literatura informativa, algo próximo às narrativas de viagens, sobre o Brasil.
Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.
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