"O importante é acreditar no médico e não tentar prever se tem alguma doença", diz a psicóloga Silvia Ismael. Ir acompanhado ou pedir para alguém -até um funcionário do laboratório- segurar a mão durante a realização do exame também ajuda a diminuir a tensão. "O contato físico minimiza o medo.
“Como o medo tem uma relação forte com a ansiedade, é importante tentar tratar o problema psicologicamente, seja por terapia cognitivo comportamental e a hipnose, ou por meio de técnicas de meditação, ioga e respiração, acupuntura ou medicação, quando necessário”, destaca o psiquiatra Lucas Bifano.
Mostre tranquilidade: Seja o maior exemplo na hora da vacinação, explique às crianças que será rápido e tranquilo tomar a vacina. Controle a birra: Mesmo que seja difícil lidar com esse momento sem perder a paciência, mantenha-se firme e mostre que está lá por ele e que nada de mal vai acontecer.
Você deve fazer um acompanhamento com um psicólogo para expor sua dificuldade, os seus sentimentos e pensamentos em relação ao medo de ir ao médico. O psicólogo irá trabalhar com você os seus medos para que se sinta confortável em buscar ajuda médica quando necessário.
Cerca de 10 em cada 100 pessoas sofrem em algum nível com o medo de agulhas, também chamado de aicmofobia.
Tais profissionais ensinarão técnicas e formas de superar o medo, já que são especialistas e treinados exatamente para auxiliar pacientes com problemas do tipo. Procure por um terapeuta que combata, especificamente, o enfrentamento e a superação das fobias.
Deixe de ter medo, chegou a hora de por fim a esta fobia! Se está decidido a enfrentar os seus medos ou necessita imperativamente de tirar sangue, então o que deve fazer é concentrar-se num ponto na parede e respirar profundamente com o diafragma enquanto é picado com a agulha.
Este tipo de medo ou fobia pode deixa-lo com medo de ir ao médico e colocar a sua saúde em risco. Se não sabe como deixar de ter medo de agulhas, seringas e de ir tirar sangue, confira as nossas dicas e aprenda a enfrentar os seus medos, pois ao evitá-lo poderá estar a colocar em risco a sua saúde.
Discuta o medo com uma enfermeira, médico ou flebotomista. Não segure a aflição para dentro, e fale sobre ela com o indivíduo que vai retirar o seu sangue ou dar a injeção; isso é útil para distrair ou deixá-lo o mais confortável possível.
O que é preciso para ser um bom professor?
Como fazer uma frase exclamativa?
Como identificar um RG falsificado?
Como elaborar uma frase criativa?
O que foi o barroco no Brasil e em Portugal?
Como calcular massa molar e mol?
Como se faz a separação de sílabas poéticas?
Como formalizar o seu negócio?
Quais cores misturar para fazer amarelo canário?
Quem traduziu a Bíblia hebraica?
Que horas é a Via Sacra na Canção Nova?
Quem foi que libertou os escravos?
O que devemos fazer para ter um futuro feliz?
O que é necessário para formar uma frase?
Como controlar a qualidade de um produto?