Resposta: a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.
Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico. Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise).
B) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada. Resolução: ... Neste caso o protozoário ganharia água do meio, por osmose, e sofreria lise (ruptura da célula).
As suas células absorveriam água por osmose e explodiriam, por não ter os vacúolos para armazenar e depois eliminar.
Um protozoário adaptado a água salgada ou ," Água marinha " , explodiria se no caso ele ficasse na água destilada, por ser doce e não possuir sais minerais suficientes... Se um protozoário é adaptado a água doce , com certeza se ele fosse colocado na água salgada " Água marinha "ele murcharia até ficar seco.
Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.
A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce).
Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.
A reprodução sexuada dos protozoários é também chamada de conjugação. É semelhante à conjugação dos procariontes, em que dois indivíduos próximos podem trocar material genético. No caso dos protozoários, esse material genético está na forma de micronúcleos, e não na forma de plasmídeo.
Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Esporozoários: protozoários que não possuem estruturas especializadas em locomoção e são parasitas de outros animais.
Qual é a melhor planta para o coração?
Quanto tempo demora para cumprir despacho?
Quanto vale uma nota de 500 mil cruzeiros para colecionador?
Quantas gotas de óleo essencial para inalação?
Quando começa as aulas no IFSP 2022?
Qual porcelanato está mais na moda?
Como faço para tirar o MTB de jornalista?
Como ser um conciliador judicial MG?
O que define a qualidade do leite?
Quantos atletas participaram das Paralimpíadas 2021?
Quais são os elementos pós textuais obrigatórios?
Porque o Titan que come o Eren no se transformo?
O que é sustação ou revogação?
O que precisa haver entre os meios para ocorrer a passagem de substâncias?
Qual o valor da CIDE na gasolina?
Quais as partes constituem um trilho?