Tem vírgula antes de advérbio?

Pergunta de Márcio Vicente em 30-05-2022
(37 votos)

Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pp. 641-642, «A vírgula serve [...] para isolar o adjunto adverbial antecipado», porém, «quando os adjuntos adverbiais são de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo [como é o caso da palavra nomeadamente]), costuma-se dispensar a vírgula.

Tem vírgula entre advérbios?

Não é recomendável o uso da vírgula quando o adjunto adverbial for um simples advérbio. Exemplo: Seu irmão nunca o considerou como um amigo verdadeiro. g) Isolar algumas orações intercaladas. Ex: Precisamos, pois, estar atentos a tudo que acontece.


Quando usar vírgula depois de advérbio?

Apesar de tudo isso, falta um padrão para o uso da vírgula diante de expressões adverbiais postas antes do sujeito. Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: "Amanhã, o ministro convocará manifestantes." "Ontem, o chefe pediu mais empenho."

Tem que colocar vírgula depois do nome?

Se escrevermos “Zezé Pezinho, vice-presidente da Escola de Samba Tamos aqui, afirmou...”, as vírgulas são obrigatórias. Sempre que o nome próprio vier antes, o título será um aposto explicativo e deverá ficar entre vírgulas.

Tem vírgula antes de inclusive?

Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas.

Quando usar a vírgula no adjunto adverbial?


42 curiosidades que você vai gostar

Como usar o termo inclusive?

Inclusive não deve ser usado com o significado de até, além disso, ainda, até mesmo. Deve-se usar apenas no sentido de inclusão de algo e como antônimo de exclusive. Além disso, dezenas de pontes caíram ou foram danificadas no estado, impedindo inclusive o transporte de estudantes às escolas.

Tem vírgula antes de quando?

6- Antes de “quando”: Não se usa vírgula antes de “quando” que introduz uma ação relacionada com a ação anterior, praticamente simultânea a ela. Esse “quando” pode ser substituído por “no momento em que”, “no tempo em que”: Exemplos: Chegou quando ela ainda estava na mesa de cirurgia.

Pode usar vírgula depois do sujeito?

Tem mais depois da publicidade ;) A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando não se deve usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ... 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:



Outras questões

Como deve ser feita a renúncia da herança?

Quais são as possíveis evoluções da necrose?

Qual hormônio tomar para hipotireoidismo?

Como se chama a pessoa que nasce em Boa Vista?

Como identificar se está com algum problema nos rins?

Quais as desvantagens da Teoria das Relações Humanas?

Quem está acima do Presidente da República?

Quando começam os sintomas de Alzheimer?

Quanto tempo depois de antibiotico pode beber?

Como excluir o Google Chrome e instalar de novo?

Como descobrir CCI do imóvel Palmas Tocantins?

O que é corrupção passiva?

O que significa manto na Igreja?

Quais as etapas do plano de contingência?

Quais são as aves mais bonitas do Brasil?

Qual colírio substitui o Systane?

Como ligar para italia?

Qual a finalidade das cores?

Qual o valor do Prisma 2015?

O que fazer para emagrecer e perder barriga?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar