O Microempreendedor Individual pode atuar no comércio exterior realizando importações ou exportações desde que os produtos sejam revendidos diretamente ao consumidor final, ou seja, comércio varejista.
O banco avisador, após conferência dos documentos requeridos na carta de crédito, efetua o pagamento ao exportador e encaminha os documentos ao banco emissor no exterior. O banco emissor entrega os documentos ao importador, que assim poderá efetivar o desembaraço da mercadoria.
A exportação pode ser direta (realizada pela empresa fabricante) ou indireta (realizada por empresas intermediárias que compram os produtos para exportar).
Basicamente, existem duas formas de como exportar produtos sendo microempreendedor individual para o exterior: a direta e a indireta. Na exportação direta, o processo não requer a atuação de intermediários ou despachantes. É o próprio MEI quem lida com o comprador, emite a fatura, documentação e recebe o pagamento.
Você já se perguntou se o MEI pode realizar importação? Temos uma boa notícia. Sim, não há qualquer impedimento para o que o MEI realize importação de produtos para revenda, utilizando o comercial trading (trading company) e/ou correios (importa fácil).
Para que a importação ocorra, o MEI deve pagar os tributos envolvidos. Eles variam de acordo com a importação, destacando-se o IOF, ITR, IRRF, FGTS, PIS, COFINS e IPI sobre importação de bens e serviços. Apesar de ser possível importar como MEI, uma das grandes desvantagens é a limitação de faturamento anual.
Já no caso da mercadoria a ser exportada, os principais documentos são:
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
Quem pode exportar? Para exportar é preciso estar atento no mercado internacional e a empresa precisa estar dentro da legalidade, além disso a empresa precisa estar habilitada no Portal Siscomex, para que a Receita Federal possa acompanhar como a empresa está dentro do Comércio Internacional.
A empresa somente poderá exportar após a regularização no Registro de Exportadores e Importadores (REI), com todos os documentos necessários.
Deseja aprender como abrir uma empresa de importação e exportação de maneira rápida e sem a necessidade de longos e demasiados processos de execução? Descubra agora mesmo!
Olá bom dia, o primeiro passo para abrir uma empresa exportadora é fazer a consulta prévia de local (CPL). Para maiores esclarecimentos me contate por telefone ou wsp.
Quando a MPE realizar a exportação por conta própria a habilitação será simplificada, bastando o preenchimento de um formulário eletrônico que deverá ser assinado por certificado digital, sem a necessidade de apresentação de documentos adicionais.
A importação acima de US$ 3 mil tem regras específicas. Veja como reunir os documentos necessários para realizar a operação. A importação de produtos por empresas segue uma série de passos que passam desde a legalização da sua situação até os documentos que irão permitir a liberação da mercadoria no país.
Quando o INSS bloqueia pagamento?
Quanto é possível emagrecer em 4 dias?
Quais os tipos de lentes Varilux multifocal?
Qual o papel do catalisador nas reações?
Qual a maior obra já feita pelo homem?
O que são indicadores sociais Qual sua importância *?
O que acontece se beber Coca-cola todos os dias?
Quais as três formas de ouvir?
O que acontece quando o processo é publicado no Diário Oficial?
Qual o significado do emblema oficial dos Jogos Olímpicos?
Quando apelação não tem efeito suspensivo?
Como elaborar um material didático?
Qual a diferença de faringite e laringite?
O que significa escorreito em português?
Como saber se o amor é verdadeiro?