As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUADestruição da biodiversidade. A poluição hídrica empobrece os ecossistemas aquáticos e facilita a proliferação descontrolada de algas fitoplanctônicas nos lagos — eutrofização —.Poluição da cadeia alimentar. ... Escassez de água potável. ... Doenças. ... Mortalidade infantil.
Dentre os problemas de saúde causados pela poluição atmosférica destacam-se as doenças respiratórias, como asma e bronquite, pneumonias, tosses, irritações e alergias. Em casos mais graves, a poluição do ar pode causar danos aos sistemas imunológico, nervoso e reprodutivo, hipertensão, câncer e até mesmo, a morte.
Poluição do solo: causas e consequências
Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
Devemos atentar para o conceito de poluição que nada mais é do que alterações (química, física ou biológica) que ocorrem por fatores humanos e naturais e que prejudicam o meio ambiente, afetando a qualidade do ar, da água e do solo.
40 curiosidades que você vai gostar
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.
Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.
A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor.
Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.
Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, estendendo-se dos toxicológicos aos econômicos. ... Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global. Esses efeitos são, principalmente, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.
Poluição do arO ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. ... A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc.
Entre os principais fatores que levam a contaminação de rios e mares está o esgoto doméstico, petróleo, metais pesados e o lixo. Sendo que o homem é o maior responsável pela emissão desses poluentes, que provocam a degradação física e química do ambiente.
Existem várias consequências para o meio ambiente: prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico, contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas, mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados, águas das praias tornam-se impróprias para o ...
Tipos de poluição das águasPoluição Biológica das águas. ... Poluição Térmica das águas. ... Poluição Química das águas. ... Poluição Sedimentar das águas. ... Poluição Radioativa das águas.
Quais são os principais tipos de poluição?Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, afetando, assim, todos os seres vivos. Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
A erosão também pode trazer defensivos agrícolas e adubos até os corpos de água. Como consequência, isso pode provocar o desequilíbrio na fauna e flora desses ecossistemas. O processo provoca ainda o assoreamento dos rios e lagos. Assim, no período de chuvas, esses corpos-d água extravasam, causando as enchentes.
Fatores que podem causar a degradação do soloErosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. ... Salinização. ... Desertificação. ... Compactação. ... Degradação química. ... Plantio correto. ... Reflorestamento da área. ... Manejo adequado.
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Respirar ar poluído não afeta só os pulmões e pode ir além de causar mortes prematuras. ... Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Principais tipos de poluição do soloPoluição por uso de fertilizantes. ... Poluição pelo uso de defensivos agrícolas. ... Poluição por falta de tratamento de esgoto. ... Poluição por metais pesados. ... Poluição por medicamentos e outros rejeitos fabris. ... Desastres naturais ou acidentes em indústrias.
Como medir uma área rural pelo Google Maps?
Como medir a velocidade da internet telecom?
Como usar termômetro de mercúrio?
Qual a medida de um scoop de whey?
Como medir voltagem no minipa?
Qual é o copo que mede 200 ml?
É possível saber o tamanho do Universo?
Quantos copos americanos equivale a uma xícara?
Como é possível medir a pressão sistólica e pressão diastólica a partir da artéria braquial?
Como medir a pressão com o estetoscópio?
Como calcular o perímetro de um cômodo?
Como medir voltagem do chuveiro com multímetro?
O que desejar para uma futura mamãe?
Como Imprimir documento do Word em formato de livro?