Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.
De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.
A pessoa deve evitar fazer uma alimentação pesada antes desse jejum, pois isso pode retardar o esvaziamento do estômago, deixando resíduos que podem atrapalhar a visualização do exame. Durante o dia em que o exame for realizado, não é indicado dirigir ou movimentar máquinas pesadas.
Sim. Não deve parar essas medicações. Porém no dia do exame deve tomar depois da realização do procedimento.
Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento? A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.
33 curiosidades que você vai gostar
“É um exame extremamente seguro, o risco de complicações na endoscopia alta é muito pequeno, assim como o risco da colonoscopia, que é o exame que avalia o intestino grosso. Todos os dois são extremamente necessários para prevenção de câncer e para diagnóstico das doenças gastrointestinais”, explica Roseane.
O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
O ideal é realizar a endoscopia com a minima interferência possível de medicamentos, porém muitas vezes isso não é possível, e na verdade nem atrapalha ou altera o resultado do exame. No caso de anti-inflamatórios, eles podem estar causando o incômodo ou o sintoma que está sendo investigado pela endoscopia.
A maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente, mas algumas podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos.
Qual o tamanho de uma lata de 18 litros?
Quando usar o Tô no infinitivo?
Qual o melhor cereal para diabéticos?
O que é sociabilidade exemplo?
Qual a diferença de injúria e difamação?
Como ter acesso a um boleto pago?
Qual destas funções calcula a média de determinados valores?
Como faço para pagar um boleto no caixa eletrônico?
Quais os principais sintomas de câncer de colo de útero?
Em qual episódio Shikamaru quase morre?
Qual é o sentido contrário da palavra imaginário?