O ibadismo ou movimento ibadita (ou, alternativamente, abadismo ou movimento abadita) é uma variante do Islão distinta do sunismo e do xiismo.
A maioria dos ibaditas vivem em Omã.
Cada um deles segue um ramo: o Irã é majoritariamente xiita, enquanto a Arábia Saudita tem os sunitas como principal vertente. A divisão remonta ao ano de 632 e à morte do profeta Maomé, que resultou em uma luta pelo direito de liderar os muçulmanos. De certa maneira, essa disputa continua até hoje.
Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição. Se por um lado os xiitas queriam Ali, os sunitas pediam por Abu Bakr.
Os sunitas formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 80% do total dos muçulmanos. A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna (Sunna), que se refere aos preceitos estabelecidos no século VIII baseados nos ensinamentos de Maomé e dos quatro califas ortodoxos.
43 curiosidades que você vai gostar
Muçulmanos sunitas se consideram o ramo ortodoxo e tradicionalista do islã. A palavra sunita vem de "Ahl al-Sunna", ou "as pessoas da tradição". A tradição, neste caso, refere-se a práticas baseadas em precedentes ou relatos das ações do profeta Maomé e daqueles próximos a ele.
Os xiitas acreditavam que a liderança da nação muçulmana deveria continuar entre a família do profeta, de modo que Ali Bin Abi Talib, genro de Maomé, se tornaria o novo líder. Já os sunitas, acreditavam que o povo muçulmano deveria eleger seu novo líder.
Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.
Pilares da religião muçulmana: as 5 leis fundamentaisProclamação de fé Trata-se da Shahada, que é o testemunho do muçulmano de que ninguém merece ser adorado, a não ser Allah (Deus), e que Maomé é seu mensageiro. ... Oração. ... Caridade compulsória. ... O jejum do Ramadã ... Peregrinação à Meca.
Como saber se um produto é confiável no Mercado Livre?
O que é a tecnologia Free-form?
Qual é a importância e o objetivo principal dos princípios do Direito do Trabalho?
Quais são os estágios da dengue?
O que se compara a dor do parto?
Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?
O que fazer para parecer triste?
O que foi o Segundo Reinado brasileiro?
São representantes dos cnidários?
Qual parte do avião fica a primeira classe?
Como os romanos se converteram ao cristianismo?