É válida a doação dos pais aos filhos, mas o ato importa adiantamento de legítima, e havendo herdeiros necessários, o doador só pode dispor da metade da herança, pois a outra metade deve ser reservada aos herdeiros necessários (CC, arts. 544, 549, 1.846).
Neste tipo de regime o casal estabelece que os patrimônios dos cônjuges não se comunicam durante o casamento. Sendo assim, a aquisição de patrimônio doado a um dos cônjuges não alcançará o outro. Desta forma, o bem doado só pertence ao patrimônio do cônjuge que foi beneficiado com a doação.
A antecipação da herança é configurada quando os pais realizam uma doação para os filhos, porém excluem um ou mais herdeiros. Por exemplo, se um casal tem três filhos e resolve fazer a doação de um imóvel para apenas um dos filhos, configura-se como antecipação de herança.
Diferente do testamento, o dono do patrimônio não precisa respeitar aquela regra dos 50% para os herdeiros legais. Portanto, caso o indivíduo não possua herdeiros ou não se de bem com eles, pode doar tudo que possui para qualquer pessoa, sem nenhuma limitação.
Há algumas hipóteses em que a lei determina esse regime de separação patrimonial, como no casamento de maiores de 70 anos. Esse regime estabelece que não há um patrimônio comum pertencente ao casal. Sendo assim, marido e esposa não têm bens em conjunto.
34 curiosidades que você vai gostar
Um irmão só tem direito a herdar do outro quando não existe o preenchimento de outros requisitos da cadeia sucessória. Desse modo, para um irmão herdar do outro é necessário que o falecido não deixe descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro. Nesse caso, os parentes colaterais são chamados a herdar os bens.
Uma forma de minimizar o acesso do herdeiro necessário à herança é por meio da elaboração do testamento onde o autor da herança pode dispor para quem desejar de metade de seu patrimônio.
Conclusão. A doação em vida tende a diminuir os desgastes com a sucessão, além de ser mais rápida e barata que a realização de um inventário. Mesmo após a sucessão é possível preservar os direitos de quem doou o patrimônio.
A partilha, por sua vez, é a etapa para a qual um inventário evolui – ou que o substitui, dependendo do caso – que consiste em atribuir, a cada herdeiro, a parte que lhe é de direito.
Como Salvar jogo Harvest Moon?
O que fazer com o dedo quebrado?
Como saber se meu sangue doado foi utilizado?
Como rever fotos recebidas no Direct?
Como saber se o sal marinho e original?
Como inserir um caractere em várias células no Excel?
Como baixar paleta de cores no Word?
Qual é o anfíbio mais perigoso?
Como salvar rascunho do reels na galeria?
Como saber se o tensor está ruim?
Como salvar o html de um site?
Como saber se um tecido e de cetim?
Tem como usar WhatsApp Business em dois celulares?
Como colocar grade UTM no Google Earth?