A integração sensorial pode ser feita por qualquer criança que apresente um desenvolvimento motor ou tátil mais lento, para que tais problemas não a atrapalhem no futuro.
Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
Temos três sistemas sensoriais que são centrais na teoria de integração sensorial: O tátil, o vestibular e o proprioceptivo.
DESCRIÇÃO. A Praxis é a competência que o cérebro tem de conceber, planear, organizar e realizar uma sequência de ações motoras desconhecidas e permite respostas adaptativas no ambiente (Ayres, 1985).
Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.
Integração Sensorial de Ayres a teoria de integração Sensorial originou-se a partir do trabalho de A. Jean Ayres, PhD, OTR, uma terapeuta ocupacional e psicóloga, cujos insights clínicos e de investigação original revolucionaram a prática de terapia ocupacional com crianças.
São eles: audição, olfato, paladar, tato e visão.
No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
Estudos comprovam que as terapias de integração sensorial são responsáveis pela considerável redução de maneirismos, além da melhoria do autocuidado e das habilidades sociais dos pequenos. (POSAR; VISCONTI, 2018).
Na problemática destas crianças, a intervenção na Sala de Integração Sensorial mostra-se muito mais eficiente do que intervenções isoladas. Neste sentido, contamos nas nossas instalações com uma Sala de Integração Sensorial onde temos à disposição todo o material necessário à sua utilização.
Além da interação que toda pessoa tem na primeira infância, deve-se ressaltar que a integração sensorial representa uma parte extremamente importante neste processo. Portanto, vejam como é fundamental proporcionar às crianças as terapias que visem à redução de sinais do autismo.
Desde o início de suas pesquisas sobre integração sensorial foi evidente que a integração sensorial poderia ser uma boa ferramenta no tratamento das crianças com autismo, já que a grande maioria deles apresenta distúrbios no processamento sensorial.
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