. Pedro I
O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 18, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822.
A imposição da Constituição de 1824, o episódio da Confederação do Equador e o envolvimento do rei na sucessão do trono português figuravam os principais episódios responsáveis pelo desgaste político de Dom Pedro.
Em 1825, uma revolta eclodiu declarando a separação da Cisplatina do Brasil e sua anexação com as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina). Isso fez com que o governo brasileiro declarasse guerra contra o governo de Buenos Aires, no conflito conhecido como Guerra da Cisplatina.
Pedro I, apoiava incondicionalmente as medidas por ele tomadas. Tanto na imprensa como na Câmara dos Deputados surgiram dois grupos político-partidários entre os que se opunham ao monarca: os liberais moderados e os liberais exaltados.
Pedro I com grande parte da sociedade, em especial com certa elite política e econômica, fizeram com que o imperador renunciasse o trono em favor de seu filho, Pedro de Alcântara. Dessa forma, em 1831, o Primeiro Reinado chegou ao fim.
Economia e finanças do primeiro reinado O açúcar tinha suas exportações em queda, devido à concorrência da produção cubana e do açúcar de beterraba europeu.
Os regentes eram políticos da época que assumiriam o lugar deixado por Dom Pedro I até que Dom Pedro II atingisse os dezoito anos de idade.
O Primeiro Reinado é marcado por disputas entre a elite agrária e o imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina. Principais acontecimentos. A primeira constituição do Brasil foi elaborada em 1823, mas como ela limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824.
Dessa forma, em 1831, o Primeiro Reinado chegou ao fim. Entre os eventos que contribuíram para fragilizar a posição do imperador, podemos citar como os de maior destaque: Dissolução da Assembleia Constituinte. Confederação do Equador.
Dessa forma, Dom Pedro I tinha sua base de sustentação política situada entre os comerciantes e proprietários de terra do período. No entanto, as contradições geradas entre a estabilidade do novo poder e os interesses das elites acabaram por esfacelar esse acordo político que conferia legitimidade ao Primeiro Reinado.
Dom Pedro I foi o primeiro monarca e governou até 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono em favor de seu filho e retornou a Portugal. Este período de Independência até a abdicação é exatamente a marca do Primeiro Reinado. É também o marco da construção do Brasil como Estado e nação.
Qual a melhor cidade para se arrumar emprego no Brasil?
Porque o pai de Kakashi se matou?
Quanto ganha um motorista de Uber líquido?
Em que parte do corpo ficam os sentimentos?
Quais são os exercícios estáticos?
Quantos dias para se recuperar do Covid?
Qual o aço mais resistente 1020 ou 1045?
Qual a comida preferida de Jungkook?
É normal ficar bolhas no insulfilm?
Qual o plano mais barato Pré-pago?
Quem trabalha 12x36 recebe feriado na nova lei?
Quem ganhou Bola de Ouro 2022?
Porque a respiração fica curta?
Como achar a ideia principal de um texto?
Quando você faz lipo a gordura volta?
Quais os dois mais importantes princípios que fundamentam a Termodinâmica?