O primeiro farmacêutico do mundo O primeiro farmacêutico do Brasil foi Diogo de Castro, que na verdade foi o primeiro boticário do país. Após um decreto da coroa portuguesa, foi determinado que o acesso aos medicamentos no Brasil só seria permitido caso houvesse na embarcação algum tripulante com medicamentos.
Galeno (131-200 d.C.), considerado o “Pai da Farmácia”, sistematizou pela primeira vez, as matérias-primas necessárias à preparação dos medicamentos e a sua preparação como nunca tinha sido feito.
A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir d século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas.
A profissão do farmacêutico
Até os séculos X e XI, as profissões de farmacêutico e médico eram vistas como uma só. Foi apenas em 1160, na França, que elas se dividiram. Isso se tornou definitivo oito décadas depois na Itália, quando, em 1240, o rei Frederico II criou o Édito de Melf.
A primeira farmácia hospitalar que se tem registro data de 1752 em um hospital da Pensilvânia (EUA), na qual foi apresentada a primeira proposta de padronização de medicamentos.
45 curiosidades que você vai gostar
A história da farmácia no Brasil começou no período colonial, após 1530, quando medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nas boticas.
Quem mais se destacou foi José de Anchieta, jesuíta que pode ser considerado o primeiro boticário de Piratininga (São Paulo). A partir de 1640 as boticas foram autorizadas a se transformar em comércio, dirigidas por boticários aprovados em Coimbra.
Inicialmente os farmacêuticos eram designados por boticários, ou seja, aqueles que trabalhavam em boticas. Sabe-se da existência de boticários em Portugal desde o século XII.
Galeno escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, sendo considerado o "Pai da Farmácia". Sua grande contribuição foi a transformação da patologia humoral numa teoria racional e sistemática, em relação à qual se tornava necessário classificar os medicamentos.
Como decorar uma varanda de casa simples?
Como faço para formatar um slide?
O que mudou no modo de vida dos indígenas?
Quantos leões Os Mapogos mataram?
Como lidar com uma pessoa Vitimista?
Como surgiram os personagens da Turma da Mônica?
Quais são os tipos de métricas rimas e classificações que existem de um poema?
Qual a função da sinestesia no poema?
Como lidar com enteada mal educada?
O que são metais Ametais e gases nobres?
Como é classificado o verbo gostar?
O que é classificação das contas?
Como se fala barganha ou barganha?
Quais são as características do costume jurídico?