Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV (14) e XVI (16). Iniciado em Florença por Francesco Petrarca, inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio.
Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa. Dante Alighieri (1265-1321) - poeta e político italiano, autor das obras: A Divina Comédia; Sobre a Língua Vulgar; Vida Nova.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Principais filósofos e intelectuais humanistasFrancesco Petrarca.Giovanni Boccaccio.Erasmo de RoterdãMichel de Montaigne.Giovanni Pico della Mirandola.Marsílio Ficino.Gasparino Barzizza.Francesco Barbaro.
45 curiosidades que você vai gostar
Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV (14) e XVI (16). Iniciado em Florença por Francesco Petrarca, inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio.
Além dele, outros intelectuais apoiaram-se na ideologia do humanismo ressaltando essa linha de pensamento na literatura, poesia e arte, tais como: Francesco Petrarca. Giovanni Boccaccio. Erasmo de Roterdã
O Humanismo foi um movimento filosófico e literário que ocorreu nos séculos XIV e XV, na Península Itálica. Inicialmente, o termo era empregado para designar os estudos de humanidades, ou seja: literatura clássica, história, dialética, retórica, aritmética, filosofia natural e línguas modernas.
O Humanismo foi um movimento literário que marcou a passagem da Idade Média para o Renascimento. O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Principais autores e obras do HumanismoFrancesco Petrarca (1304-1374) Humanista italiano, Petrarca foi um dos mais importantes escritores humanistas. ... Dante Alighieri (1265-1321) ... Giovanni Bocaccio (1313-1375) ... Erasmo de Roterdã (1466-1536) ... Michel de Montaigne (1533-1592) ... Fernão Lopes (1390-1460) ... Gil Vicente (1465-1536)
Humanistas. Humanistas notórios: Giannozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Guilherme de Ockham, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Giovanni Pico della Mirandola, Thomas More, Andrea Alciato, Auguste Comte.
Um dos principais teóricos da Psicologia Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana.
Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.
Em literatura, chamamos de Humanismo, ou Segunda época medieval, o período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, entre os séculos XIV e XV. ... Também chamamos de Humanismo a corrente filosófica que serviu de base para esse período e para o movimento posterior, o Renascimento cultural.
O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536). Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante do gênero.
Em sua maioria, os humanistas seculares eram ateus ou agnósticos, renegando a doutrinação religiosa, as superstições e o conceito de sobrenatural. Para eles, estas áreas não eram vistas como base para a moralidade e para tomada de decisões.
A Psicologia Humanista, conforme historiado por DeCarvalho (1990), surgiu no final da década de 50 e início dos anos 60 como uma reação ao panorama da Psicologia norte-americana, dominado, na leitura dos psicólogos humanistas, por duas grandes forças: o Behaviorismo e a Psicanálise clássica.
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das ...
A base deste tipo de abordagem tem como referência a filosofia existencial e a psicologia humanista. ... A contribuição da filosofia para a psicologia existencial teve forte influência do filósofo alemão Martin Heidegger (1889 – 1976), que analisa o ser humano a partir da análise do ser.
Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, alijando-se definitivamente do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média. Trata-se, portanto, do rompimento de paradigmas, buscando assim, uma nova forma de enxergar o mundo.
No campo científico, denominado de Renascimento Científico, os maiores representantes foram os astrônomos: Nicolau Copérnico (1473-1543), com a Teoria Heliocêntrica (Sol no centro do Universo), e Galileu Galilei (1564-1642), considerado o “pai da ciência moderna”.
O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.
O que tem no chocolate que deixa feliz?
Qual é o maior bioma brasileiro?
Com quanto tempo de antecedência devo comparecer no aeroporto?
O que é ureaplasma urealyticum?
O que é o desenvolvimento cognitivo?
A teroria da sensibilidade por kant?
Pode colocar o abacaxi inteiro na geladeira?
O que é ato fato é negócio jurídico?
Qual é o objetivo de um Estado?
Qual é o cargo mais alto da polícia?
Quais são os órgão de proteção ambiental?
Porque o arroz integral emagrece?
Quais os efeitos colaterais do dimeticona?
O que é energia de ativação de uma reação?
Qual era a doença que Michael Jackson tinha na pele?