O primeiro regente foi o padre Diogo Antônio Feijó (1784-1843), que começou sua carreira política na década de 1820, ganhando notoriedade com a criação da Guarda Nacional durante a Regência Trina, em 1832. ... No aspecto político, sua regência ficou marcada pela autonomia conseguida pelas províncias.
Ministro da Justiça Em julho de 1831, Diogo Feijó, então deputado, foi convidado pela Regência Trina Permanente a ocupar a pasta do Ministério da Justiça, em nome do Partido Moderado. Feijó, o homem forte do regime, atuava como ditador legal. Para manter a ordem pública, criou a Guarda Nacional.
A Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial, e desmobilizada em setembro de 1922. Sua criação se deu por meio da lei de 18 de agosto de 1831 que "Cria as Guardas Nacionais e extingue os corpos de milicias, guardas municipais e ordenanças".
Eleição pra regente no Brasil em 1835
7 de Abril de 1835 | |
---|---|
Candidato | Diogo Feijó |
Partido | [[Partido Moderado|]] |
Natural de | São Paulo |
Votos | 2 826 |
Ainda assim, sua regência una foi marcada por dois importantes conflitos: a Cabanagem e a Revolução Farroupilha. Combateu as insurreições de forma violenta e enérgica. Foi conhecido pela sua impopularidade e, não sustentando mais o cargo, pede a renúncia em setembro de 1837.
O governo de Feijó teve duas características principais. A primeira foi a eclosão de diversas rebeliões separatistas pelo país. A Revolta Farroupilha, no Sul, a Revolta dos Cabanos, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, a Revolta dos Malês e a Sabinada, na Bahia, colocaram em risco a integridade do território nacional.
No governo de Feijó, o dilema da representação política e da centralização de poderes abriu espaço para a deflagração de diferentes revoltas. ... Fisicamente incapacitado e desprovido de consistente apoio político, Feijó decidiu renunciar ao cargo de regente, em 1837.
Padre e político paulista (1784-1843). É regente único do país entre 18, no período da Regência, entre o 1º. Em 1833 é eleito senador e, dois anos depois, torna-se regente único do reino com o apoio dos chimangos – grupo liberal moderado, representante da aristocracia rural. ...
Foi criada em agosto de 1831, durante a regência trina permanente do Ministro da Justiça, padre Diogo Antônio Feijó. A Guarda Nacional funcionava como uma milícia civil constituída de homens livres que trabalhavam para a manutenção da ordem interna.
A Guarda Nacional era vista por seus idealizadores como o instrumento apto para a garantia da segurança e da ordem e tinha, como finalidade, defender a constituição, a liberdade, a independência e a integridade do império, mantendo a obediência às leis e conservando a ordem e a tranquilidade pública.
Quais são as reações químicas que ocorrem com o ar que respiramos?
Como é o nome do Sonic na vida real?
Quantos jogadores entram em quadra em um jogo de basquete?
O que é postura e comportamento empresarial?
O que ocorre com a falta de carboidrato?
Como se identifica um grafite?
Quando se inicia a personalidade da pessoa natural no nascimento com vida?
O que é pH no organismo humano?
Como é que o orixá se manifesta?
Como o nosso organismo reage a invasão de micróbios?
O que o álcool faz com o corpo?