Quem criou a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Pergunta de Igor Figueiredo de Anjos em 27-05-2022
(28 votos)

A terapia de aceitação e compromisso, também conhecida como ACT, foi desenvolvida por Steven C. Hayes. Seu principal pilar é a prática da atenção plena, pois tem como objetivo ajudar o paciente a ter maior consciência das suas emoções e pensamentos para, assim, ser capaz de reagir de acordo com os seus valores.

Como surgiu a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Desenvolvida desde o fim da década de 1980 pelo psicólogo americano Steven Hayes, a Terapia de Aceitação e Compromisso é uma espécie de terapia-prima dos métodos de exposição prolongada. Atualmente, é uma das tendências em Psicoterapia Cognitiva, conhecidas como terapias de terceira onda.


Quem criou a ACT?

Dentro desse contexto, está a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), desenvolvida por Steven C. Hayes e colaboradores, a partir de 1999.

Como surgiu a ACT?

A ACT começou a ser utilizada na década de 1980 e tem como fundador o psicólogo clínico norte-americano Steven Hayes, professor da Universidade de Nevada.

O que é ACT em psicologia?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (doravante ACT) associa processos de aceitação e atenção a processos de compromisso e mudança de comportamento para a criação de uma flexibilidade psicológica.

Curso Gratuito - O que é ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso?


42 curiosidades que você vai gostar

O que são valores para ACT?

Os valores fornecem o contexto que explica por que essas experiências difíceis estão sendo contatadas. Pela perspectiva da ACT, são os valores que fazem a vontade e a aceitação mais do que a simples tentativa de reduzir as experiências desagradáveis através da exposição.

Como a ACT entende os processos psicopatológicos?

O objetivo principal da ACT é aumentar a flexibilidade psicológica e, para atingi-lo, faz uso de seis processos psicológicos de mudança: aceitação, desfusão cognitiva, estar presente, eu como contexto, valores e ações comprometidas (Twohig, 2012).

O que é a Terapia focada na compaixão?

Na Terapia Focada na Compaixão, prendemos a conhecer como a nossa mente se organiza e, especialmente, aprendemos a utilizar nossas habilidades inatas de conexão, aceitação e compaixão como uma peça chave no alívio deste sofrimento.

Como funciona a terapia do esquema?

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.



Outras questões

É possível excluir os herdeiros colaterais?

O que significa creatinina no sangue?

Quanto é o salário de Deborah Secco?

Quanto rende a Selic ao mês?

Quantas gotas de própolis posso tomar?

Quanto é 1 terço de 1045?

Qual a diferença entre molinete fricção traseira e dianteira?

Qual setor da AESB3?

Quem deverá ingressar como substituto processual do falecido?

Quanto ganha fisioterapeuta na Alemanha?

Qual objetivo de ensinar verbo?

O que raio é o que é Corisco?

Como liberar Porta 22 SSH?

Por que a broca quebra?

Qual é a função sintática do pronome demonstrativo?

Como está o serviço de bordo da Azul?

Qual o principal conceito da teoria geral dos sistemas?

Qual é a cor do fio positivo e negativo?

O que gasta mais energia um chuveiro ou ar-condicionado?

Como fazer um gerenciamento da rotina?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar