O Sensor de Luminosidade LDR (Light Dependent Resistor) é um componente cuja resistência varia de acordo com a intensidade da luz. Quanto mais luz incidir sobre o componente, menor a resistência.
Construção do LDR e suas aplicações Os LDRs são fabricados com materiais de alta resistência, como por exemplo o Sulfeto de Cádmio (CdS) ou o Sulfeto de Chumbo (PbS).
O sensor LDR possui muitas aplicações interessantes e que são bem comuns! Entre essas aplicações podemos citar o acendimento automático de lâmpadas, pois ela é extremamente útil para economizar energia e evitar trabalho desnecessário.
Sensor de Luz ou Luminosidade: Como as duas denominações estão corretas, vamos usar a ”Sensor de Luminosidade”. No caso do RCX e do NXT, temos o Sensor que funciona apenas como Sensor de Luminosidade, e que tem dois modos de funcionamento: Ambient Light (Luz Ambiente) e Reflected Light (Luz Refletida).
Além disso o LDR é um dispositivo lento, sendo comumente usado em aplicações de automação, como sistemas automáticos de iluminação, alarmes de passagem, entre outras. Não é um sensor indicado para instrumentos de medida e nem de aplicações que necessitam de uma velocidade alta.
Outra aplicação muito comum do LDR é em robôs seguidores de linha, pois com este componente é possível detectar a intensidade da luz que bate no chão e retorna ao sensor do robô, sendo possível criar um robô que seja capaz de seguir uma determinada linha.
É normal sair secreção amarela da cirurgia?
Como funcionam os sensores indutivos e capacitivos?
Quem morreu do SBT hoje 2021 Agosto?
Quanto tempo tenho que usar a cinta após a lipo?
Quais os alimentos baratos e saudáveis?
Quantos são os músculos do ombro?
Como desenrolar com uma mina no WhatsApp?
Como atrair peixes na pescaria?
O que fazer para promover saúde?
Qual a importância de se trabalhar com gêneros textuais em sala de aula?