O intuito central da Conferência de Potsdam era definir o valor que a Alemanha pagaria pelos atos realizados durante a Segunda Guerra Mundial (Nazismo) e estabelecer a divisão do país. ... Os representantes de cada país eram: o estadunidense Harry S. Truman, o russo Josef Stalin e o britânico Clement Attlee.
A Conferência de Yalta, ou ainda Conferência da Crimeia, foi o encontro entre diversas nações em 1945. O objetivo era discutir os caminhos a serem seguidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Dentre os demais objetivos, a conferência determinaria a divisão de territórios europeus antes ocupados pelos alemães.
Ouça este artigo: Entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 1945, em Potsdam, cidade alemã vizinha à Berlim, aconteceu a última das reuniões entre os Países Aliados, com a presença de Joseph Stalin, líder soviético; o presidente dos Estados Unidos, Harry S.
Conferências que reúnem as principais potências vencedoras da II Guerra Mundial, ao final do conflito, para redesenhar o mapa político mundial e as áreas de influência de cada uma.
Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida pelos Aliados em quatro zonas de ocupação militar; as três zonas a oeste viriam a formar a República Federal da Alemanha (conhecida como Alemanha Ocidental), enquanto que a área ocupada pela União Soviética se tornaria a República Democrática da Alemanha (conhecida ...
43 curiosidades que você vai gostar
O que ficou definido? As decisões tomadas pelos países que estiveram na Conferência de Potsdam resultaram em exploração do território alemão e enfraquecimento do nazismo e do fascismo, sendo a divisão da Alemanha entre França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e URSS a decisão de maior impacto.
A Conferência de Teerã ou Conferência de Teerão foi o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial. ... Deliberou-se ainda sobre a divisão da Alemanha e as fronteiras da Polônia ao terminar a guerra, além de se formularem propostas de paz com a colaboração de todas as nações.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
O que caracterizou a Guerra Fria foi a bipolarização nas relações mundiais. O mundo ficou dividido entre dois grandes blocos opostos e rivais, liderados pelas superpotências que emergiram fortalecidas ao término da Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética.
O Plano Marshall foi uma ajuda financeira dos Estados Unidos para reconstruir a Europa após o final da Segunda Guerra Mundial. ... Os principais objetivos desse plano eram garantir o apoio dos países da Europa Ocidental ao lado norte-americano e evitar o avanço da União Soviética sobre o Ocidente.
Primeiramente, teve lugar a Conferência de Teerã (28 de novembro a 1 de Dezembro de 1943), no Irã, que estabeleceu alguns limites territoriais. Assim, por parte dos Estados Unidos houve a anexação da Estônia, Letônia e Lituânia, enquanto a União Soviética reconheceu o leste da Polônia.
Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ele foi implementado por meio de assistência técnica e financeira com objetivo de ajudar os países da Europa a se reerguer após a guerra.
Vale ressaltar que a Doutrina Truman tinha em vista proteger o capitalismo mundial, enquanto o Plano Marshall buscava o fortalecimento e ampliação do sistema capitalista. ... A ação militar dos Estados Unidos é bem intensa sob a Doutrina Truman, com intervenções militares na guerras: Guerra da Coreia (1950-1953)
O Plano Marshall – ou Plano de Recuperação Europeia – foi um programa que garantiu de auxílio econômico dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial. O Plano vigorou entre os anos de 1947 e 1951. O objetivo precípuo era reconstruir as economias assoladas pelo conflito global.
Em resposta ao Plano Marshall, de ajuda (norte-americana) à Europa, a URSS lançou o Plano Molotov: uma série de acordos bilaterais, entre o estado soviético e cada uma das democracias populares, que estipulavam, a longo prazo, ajuda técnica e financeira, e intercâmbio de produtos e matérias-primas.
A Conferência de Munique, realizada em setembro de 1938, determinou a ocupação de parte da Tchecoslováquia pela Alemanha e foi parte da fracassada política de apaziguamento. A Conferência de Munique foi um encontro organizado pelos representantes de Alemanha, Itália, Reino Unido e França em setembro de 1938.
Entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945, o presidente americano Franklin Roosevelt, o premiê britânico Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stálin, além de diversos militares, reuniram-se em Yalta – península da Crimeia que fica às margens do Mar Negro – para traçar acordos políticos.
Os soviéticos, que, a princípio, interessavam-se apenas em garantir o controle sobre sua zona de influência, acabaram incorporando o discurso maniqueísta, o que concretizou a polarização que marcou a Guerra Fria.
A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um conflito entre os dois governos estabelecidos que lutavam pela unificação do país sob sua liderança. O conflito no Vietnã iniciou-se poucos anos depois de um primeiro conflito ter se encerrado: a Guerra da Indochina.
SEIS MAIORES ESTRATÉGIAS FORAM:
AJUDA A OUTROS GOVERNOS, . ALIANÇAS, . PROPAGANDA, . GUERRA UTILIZANDO-SE DE OUTRO PAÍS.
São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. ... Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.
A Guerra Fria promoveu grandes discussões geopolíticas no campo internacional. Estratégias poder foram realizadas pelas duas grandes potências, Estados Unidos e União Europeia, que estavam em confronto territorial e ideológico indireto. ... O poder ficava concentrado nas mãos de poucos estados.
Por que você deve pregar na primeira vez?
Como sair das dívidas com pouco dinheiro?
Como organizar os aplicativos do celular?
Como organizar a área de trabalho do meu PC?
Como se administra uma igreja?
Como orar junto com outra pessoa?
Como orar a Deus agradecendo pelo alimento?
Como mudar a cor do fundo de tela do iPhone?
O que determina a cor do ovo da galinha?
Como mudar os móveis de lugar no The Sims 4?
Como colocar cor em objetos no Corel?
Como mudar a cor da Página do Word 2016?
Como alterar fonte do perfil do Instagram?
Como devemos tratar as pessoas especiais?
Como utilizar a máquina de lavar louça?
Como mudar a cor de fundo do Google no celular?