“quanto maior o módulo de finura, mais graúdo é o agregado”. O módulo de finura é muito importante para saber das dimensões dos grãos (superfície especifica).
O módulo de finura é uma grandeza adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01. O módulo de finura de um agregado é maior quanto maior forem as partículas deste.
O modulo de finura, é o quanto o agregado é fino, ou seja, utilizamos o modo de finura para delimitarmos se aquele agregado é um agregado fino (a exemplo a areia) ou ainda se é um agregado graúdo ( a exemplo a brita). Para isso é feito a analise granulométrica a partir dos ensaios das peneira.
Consequentemente, a área de superfície destes grãos será maior. Com isso, será necessário uma maior quantidade de água para envolver todos esses grãos, e manter o “slump” de projeto. Então, quanto mais fina a areia, maior é o consumo de água. Quanto maior o consumo de água, menor a resistência.
Módulo de finura: soma das percentagens retidas acumuladas em massa de agregado, em todas as peneiras da série normal, dividida por 100.
19 curiosidades que você vai gostar
Como calcular o DMC do agregado? Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100.
O cálculo dessa porcentagem é feito dividindo-se o peso que ficou retido em cada peneira pelo peso total da amostra. O valor resultante é multiplicado por 100 para transformar em porcentagem.
Entende-se por estudo de dosagem dos concretos de cimento Portland os procedimentos necessários à obtenção da melhor proporção entre os materiais constitutivos do concreto, também conhecido por traço.
A resistência do concreto depende não apenas da qualidade dos constituintes mas também, e muito, da sua dosagem, ou seja, a correta dosagem do concreto vai determinar a sua resistência. Considerando que os constituintes são de boa qualidade, o concreto com maior teor de cimento é mais resistente.
No caso do concreto, o menor desvio padrão será aquele cujo processo de produção seja o mais regular possível. Como conseqüência, a possibilidade de se conseguir um produto com boa regularidade é maior.
Entre outras finalidades de extrema importância dos agregados para concreto, destacam-se: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através dos grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior à do concreto; Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
-O diâmetro máximo de um agregado é a abertura da malha da menor peneira na qual passam, no mínimo, 95%, do material. O diâmetro mínimo é a abertura da malha da maior peneira na qual passam, no máximo, 5% do material. ➢ Brita corrida: é o resultante da britagem, sem haver qualquer processo de separação Granulométrica.
Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.
O agregado miúdo é o segundo material mais utilizado na confecção dos concretos, ficando atrás apenas dos agregados graúdos, e de importante contribuição para as características do concreto como: resistência à compressão, durabilidade, trabalhabilidade, retração entre outras.
Por que fazer ensaios de resistência do concreto? Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.
Diante disso, o presente trabalho objetivou avaliar quatro métodos de dosagem de concreto, sendo eles, CIENTEC, ABCP/ACI, Americano e Britânico, a fim de comparar índices quantitativos de materiais com propriedades no estado fresco e endurecido.
Atualmente é desaconselhável a utilização de dosagem empírica para o preparo de concreto estrutural. É aquele realizado utilizando dados de misturas experimentais feitas com amostras dos materiais que serão utilizados para o preparo do concreto. Realiza-se ensaios de caracterização dos materiais.
Dosagem como “o ato de dosar ou o conjunto de procedimentos e decisões que permitem o estabelecimento do traço de concreto”, Traço como: “é a forma de se dizerem as doses, que são proporções relativas, ou quantidades dos materiais que constituem o concreto”.
Dosar um concreto no laboratório consiste em determinar as quantidades devidamente estudadas dos materiais envolvidos, sendo: cimento, água, agregados e eventualmente aditivos, em proporções convenientemente adequadas, para dar as propriedades exigidas, de maneira que os componentes desta mistura atendam ...
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).
Para os materiais granulares ou fração grossa do solo, o diâmetro equivalente será igual ao diâmetro da menor esfera que circunscreve a partícula, enquanto que para a fração fina este diâmetro é o calculado através da lei de Stokes.
Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.
Para o cálculo da eficiência aplica-se a seguinte equação:
E = P /aA x 100 onde: E = eficiência – P = passante (t/h) – A = alimentação (t/h) – a = percentagem de material menor que a malha na alimentação. Industrialmente, a eficiência de peneiramento, deve situar-se acima de 90%, podendo atingir até 96%.
Porquê escolher o sistema operacional Windows?
Quais são os tipos de colheres que existem?
Quem tem refluxo pode comer carne bovina?
Qual a importância do uso dos recursos naturais?
Quando o deslocamento é negativo?
Como saber o quinto dia útil do mês?
Como as emoções positivas ou negativas atuam no comportamento?
Qual o maior estado do Brasil?
Quais são os direitos e garantias individuais?