A lista completa está disponível no site do AdAge. Nos últimos 25 anos, a Amazon injetou US$ 47 bilhões em publicidade para gerar US$ 1,3 trilhão em vendas líquidas. Além do ranking dos maiores anunciantes, o portal norte-americano também destacou as marcas com melhor desempenho ao longo do ano.
A companhia desbancou a P&G (Procter & Gamble), que reportou gasto de US$ 6,8 bilhões com anúncios em 2019. É uma queda de US$ 350 milhões em relação ao ano anterior. Os 4 maiores mercados da Amazon são os Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
“Ter o cliente em primeiro lugar” faz parte das estratégias Amazon. Exemplo disso é que a marca sempre investiu fortemente em tecnologia e em suas próprias inovações, mas sempre mantendo um propósito claro para esses investimentos: aprimorar a “experiência do consumidor”.
Segundo o ranking de investimento em marketing feito pela Ad Age, entre os anos de 2019 e 2020 a empresa que mais investiu em marketing foi a Amazon, batendo o valor de 11 bilhões de dólares.
O percentual de investimento tende a variar muito de acordo com o segmento da empresa. Empresas que dependem de ações de marketing para vender chegam a investir 10% do faturamento ou até mais. No geral, investir de 3% a 5% do faturamento é um bom patamar.
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Como regra geral, as empresas devem gastar cerca de 5% de sua receita total no marketing para manter a sua posição atual no mercado. As empresas que procuram crescer ou ganhar uma maior fatia de mercado devem gastar um maior percentual do orçamento, geralmente em torno de 10% da receita da empresa.
O percentual exato de investimento em marketing pode variar muito de acordo com seus objetivos e de como é o posicionamento digital de sua empresa. Caso sua empresa esteja começando agora as ações e campanhas de marketing digital, o ideal é entre 8% e 20% do seu faturamento bruto anual.
De acordo com relatórios como o Forrester Research e da eMarketer, empresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital. Enquanto isso, empresas menos conhecidas devem se preparar para um investimento um pouco maior: de 12% a 20% do faturamento.
Olhando para 2021 como um todo, a Coca-Cola espera um crescimento orgânico entre 12% e 14%, revisando para cima suas previsões de crescimento anteriores (que estavam na casa de um dígito). Durante o ano passado, as despesas com publicidade da Coca-Cola caíram 35%, para US $2,77 bilhões.
Phil Schiller, ex-vice presidente de marketing mundial da Apple e atual líder da App Store, assim como responsável pelos eventos da companhia, revelou que a empresa gasta, anualmente, cerca de US$ 50 milhões (mais de R$ 265,5 milhões em conversão direta) para realizar a Worldwide Developers Conference (WWDC) — ...
Além do site, a Amazon investe substancialmente em e-mail marketing. Envio de ofertas sazonais, divulgação de lançamentos e promoções relâmpago são alguns dos gatilhos para o envio. Mas o grande diferencial da empresa é que a abordagem é totalmente personalizada.
O foco da estratégia da Amazon é oferecer serviços para facilitar a vida dos clientes, inclusive para um público até então ignorado ou invisível.
Os públicos-alvo de estilo de vida da Amazon se interessam por determinados tipos de conteúdo com base nos sinais de streaming em aplicativos e dispositivos compatíveis com a Amazon.
Marca Coca-Cola: Socialização
Por exemplo, além de ser uma estratégia de localização eficaz, a campanha “Compartilhar uma Coca-Cola” também utiliza com sucesso as redes sociais para envolver os consumidores, com o objetivo de compartilhar sua experiência com a bebida.
O que acontece quando a Coca-Cola corta 35% de sua verba de marketing? Muitos argumentam que nada acontece, pois a força da marca é capaz de sustentá-la por muito tempo.
Somos meio fanáticos por mensurar as coisas. A saúde da marca, por exemplo, temos uma pesquisa proprietária que avalia como as pessoas enxergam a marca. Tem uma série de atributos que qualificam a Coca-Cola, como “vai bem com comida”. Se a pessoa tem esta percepção da marca, ela consome mais durante as refeições.
Investir em marketing é fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado, ter uma marca forte, aumentar seus lucros, conseguir novos clientes e fidelizar os atuais. Ou seja, uma empresa que busca longevidade e lucro nos negócios deve investir mais em marketing.
Investimento em publicidade no Brasil foi de R$ 12,5 bi em 9 meses de 2019 - 29/01/2020 - UOL Economia.
Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de Marketing online ocupam hoje grande parte do planejamento de muitas grandes empresas.
Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa. Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.
Mesmo que você ainda não tenha ideia do quanto usará, é importante saber qual é a margem com a qual poderá trabalhar. É comum destinar em torno de 5% do faturamento para produtos comuns, de 10 a 20% para produtos digitais e até 40% para produtos de luxo.
Dentre os nomes revelados também estão a companhia aérea Avianca, entre os clientes, e outros parceiros como BRQ, RedHat e TrendMicro. Além do Brasil, a empresa atua no México, Chile, Argentina, Peru e Colômbia.
A Amazon, em essência, é duas plataformas — a plataforma de logística física e a plataforma de comércio eletrônico. Acima disso, há uma descentralização radical. A Amazon é centenas de equipes pequenas, descentralizadas e atomizadas, que se escoram em sistemas internos comuns padronizados.
Para os acionistas, o grande diferencial da Amazon continua é: O foco é na obsessão do cliente, em vez de obsessão da concorrência, vontade de inventar e ser pioneiro, disposição de fracassar, paciência para pensar a longo prazo e orgulho profissional. Sem contar a excelência operacional.
Desde então, a Amazon tem experimentado outras opções logísticas, a fim de reduzir a dependência da UPS e FedEx. Além de providenciar a sua própria frota de caminhões, também criou centros de triagem mais perto dos consumidores, o que ajuda no controle das entregas até a última milha.
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