Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". ... Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. ... Muitas vezes, as frases com duplo sentido possuem uma certa malícia, uma conotação sexual, uma piada, etc.
33 curiosidades que você vai gostar
Este fenômeno, também chamado de polissemia, ocorre com qualquer idioma e, assim como o português, o inglês também tem inúmeras palavras de múltiplo significado (vejam aqui exemplos de ambiguidade léxica do inglês). ...
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
A paráfrase é a matriz do sentido, pois não há sentido sem repetição, sem sustentação no saber discursivo, e a polissemia é a fonte da linguagem uma vez que ela é a própria condição de existência dos discursos, pois se os sentidos – e os sujeitos – não fossem múltiplos não haveria necessidade de dizer.
Como fazer extrato de alecrim caseiro?
Por que Freud entende que a transferência pode ser considerada uma repetição?
Como funciona trabalhar 24 por 24?
O que significa traços de caráter?
Qual o fio certo para iluminação?
Qual a ideia defendida por Descartes na obra o discurso do método?
Quais são os três princípios de economia de movimentos?
Como elaborar uma defesa de auto de infração?
Como tirar tinta de cabelo da pele caseiro?
O que é história clínica de um paciente?
Como entrar em Harvard de graça?
Qual o principal crítico e apoiador do neoimpressionismo?
Quais são os elementos de coerência?
Como ver os dispositivos conectados no Instagram?
Quantas questões do Enem é preciso acertar para passar em Direito?