No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e téc- nica do trabalho, que emerge e se gesta entre os anos de 1930 e 1940, no contexto de aprofundamento do capitalismo monopolista brasileiro e do re- conhecimento da questão social.
“Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era reduzir as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.
38 curiosidades que você vai gostar
Em 1937, foi fundada a segunda Escola de Serviço Social na PUC do Rio de Janeiro, e em 1940, a terceira no Recife. A perspectiva de ação para o Serviço Social, nesse primeiro momento, é bem delimitada.
A primeira Escola de Serviço Social latino-americana foi fundada no Chile, em 1925, por Alejandro Del Rio tendo, como principal influência, a experiência católica belga.
Antes destes desenvolvimentos e reforços na concepção da intervenção do Serviço Social, este foi-se consolidando, primeiramente, com a própria criação do método Case Work, desenvolvido por Mary Richmond, que preconizava um Serviço Social individualizado, centrado na pessoa e não no meio que a envolve.
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Grande notícia para o Serviço Social brasileiro: a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marilda Iamamoto, foi agraciada com o prêmio Katherine Kendall, concedido pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets).
Como funciona o processo de coleta de resíduos?
Quanto tempo dura a coleira Leevre?
Qual a luminosidade de uma estrela?
Quais os perigos da automedicação?
Em que ano se passa o filme 7 homens e um destino?
Qual o capitalismo ocidental O que foi implementado no Brasil?
Qual o prefixo da palavra subestimar?
Porque não são todos os filmes que vão pro cinema?
Como funciona o Tiro com Arco paralímpico?