A instrumentação cirúrgica nasceu no Século XX, período de grande crescimento nas cirurgias e consequentemente de crescimento do papel do instrumentador cirúrgico. Com esse crescimento, tornaram-se necessários profissionais mais qualificados.
Eles foram descobertos em sítios neolíticos e provavelmente usados pelos xamãs para libertar os maus espíritos e aliviar as cefaléias e os traumas. Cirurgiões da Índia usaram sofisticados instrumentos cirúrgicos desde tempos remotos. Sushruta (500 aC) foi provavelmente o cirurgião mais importante da História Antiga.
Historiadores e pesquisadores da área afirmam que a história da cirurgia começou muitos anos antes de Cristo. Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos.
A cirurgia romana foi influenciada pela medicina grega. Entre 120-70 a.C., Asclepíades, que era grego e fez sucesso em Roma como médico, propôs, pela primeira vez, a traqueotomia. Em 1125, na Idade Média, a prática da cirurgia era exercida por barbeiros.
Jean Henri Dunant
História da instrumentação cirúrgica Jean Henri Dunant é reconhecido por seu trabalho durante a batalha de Solferino. Há registros de que ele auxiliava os cirurgiões entregando instrumental cirúrgico no ato operatório. A batalha de Solferino aconteceu no norte da Itália em 24 de junho de 1859.
O profissional de instrumentação cirúrgica atua junto à equipe cirúrgica tendo como responsabilidade, zelar pelo perfeito funcionamento do instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião e assistente.
1. Instrumentos e aparelhos cirúrgicos. 2. Aço inoxidável.
Geralmente feitas de aço inoxidável, que é fácil de ser desinfetado e dura muito em comparação aos demais materiais, a tesoura cirúrgica é um dispositivo cortante que torna a perfuração mais estável do que as realizadas por facas cirúrgicas ou pelos bisturis.
No entanto, a cirurgia teve seus primeiros desenvolvimentos científicos no século XVI, com Ambroise Paré – “o pai da cirurgia moderna”, que, além de esclarecer inúmeras questões de anatomia, fisiologia e terapêutica, substituiu a cauterização com ferro em brasa pela ligadura das artérias depois de uma amputação de ...
Isso aconteceu em 1846, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, quando o dentista americano Thomas Green Morton, pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia.
Pode comer arroz do dia anterior?
Qual a diferença entre retirar e tirar?
Quem é responsável por garantir o ensino público a população?
Como fazer o cálculo da carga horária do professor?
Quantos itens podem ter uma nota fiscal?
Como fazer um balde de neve no Minecraft?
Como alongar a musculatura da canela?
Qual a origem do Dia Internacional da Tolerância?
Como a tecnologia mudou minha vida?
Como usar meu diploma em outro país?