A década de cinquenta constituiu-se no marco histórico dos programas de Nutrição e do desenvolvimento de práticas de alimentação saudável na América Latina. Na ideologia desenvolvimentista da época, o objetivo era a melhoria nutricional da população, principalmente em termos quantitativos.
A criação de animais e a agricultura foram introduzidas no Oriente Médio. Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.
Por volta dos séculos V a X d.C., já eram considerados os efeitos preventivos da alimentação. Textos de Hipócrates já evidenciavam a associação de alimentos com o combate a doenças. Na Idade Média se destacavam três sabores fundamentais: forte, doce e ácido.
Um dos primeiros setores alimentares a processarem comida em escala industrial foi o setor frigorífico. Após a invenção de um sistema de carros frigoríficos em 1878, a carne podia ser engordada, abatida, e preparada a centenas (e mais tarde, milhares) de milhas ou quilômetros de distância do consumidor.
Existem registros, devido à pesquisa arqueológica em todo mundo de civilizações do passado, que confirmam terem sido os primeiros pratos fabricados em estanho, prata ou ouro, sendo destinados aos nobres e reis, cabendo ao povo comer em caçarolas. O prato era considerado símbolo de luxo.
A história da alimentação é antiga. Acredita-se que o homem teria começado a se alimentar de frutos e raízes após observar o comportamento de outros animais. Com a evolução da espécie, começou a ingerir carne crua e moluscos, até que aprendeu a assar e cozinhar com o domínio do fogo.
A alimentação saudável tem sua importância por proporcionar uma série de benefícios, como: A falta de uma alimentação saudável está relacionada com a desnutrição e transtornos alimentares. Alguns hábitos podem ser adotados para se conseguir uma alimentação saudável. São eles:
Exemplos: carnes (frango, peixe e carnes vermelhas), leite, queijos e iogurte. Veja que os alimentos saudáveis são gostosos, pelo menos são considerados assim pela maioria das pessoas e que, além da escolha, é preciso pensar bem na quantidade em que são ingeridos durante o dia.
Esses nutrientes estão nas carnes e nos vegetais e a química orgânica se encarrega de transformá-los e distribuí-los de maneira que eles sejam úteis ao nosso organismo. A história da alimentação é antiga.
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afir- mava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo.
Por que podemos afirmar que a energia solar é a que provoca menos impactos ambientais?
Quantos km pode passar acima do radar?
O que é sinônimos das palavras?
Em que país nasceu o poeta novelista Victor Hugo?
Por que surgiu a teoria neodarwinista?
Qual banco financia terreno e construção?
Quanto ganha o presidente do Itaú?
Quais são os riscos da radiação?
Quais são os tipos de leucócitos que existem?
Como deve ser elaborado o Mapa de risco?
Quais são os tipos de nascentes?
Quanto ganha um médico veterinário da Anvisa?
Qual melhor aplicativo para montagem de fotos no iPhone?