Quando o juiz vai além do pedido?

Pergunta de Rita Isabel Abreu Gaspar Cunha em 30-05-2022
(33 votos)

b) Sentença ultra petita: é aquela que o juiz ultrapassa o que foi pedido, ou seja, vai além dos limites do pedido. Ex.: Há o requerimento de indenização por danos materiais e o magistrado, em sentença, concede além dos danos materias, danos morais.

Quando o juiz julga Além do pedido?

Na sentença ultra petita, o defeito é caracterizado pelo fato de o juiz ter ido além do pedido do autor, dando mais do que fora pedido. Exemplo: se o autor pediu indenização por danos emergentes, não pode o juiz condenar o réu também em lucros cessantes.


Quando o juiz decide algo diverso do que foi pedido da inicial?

A sentença "extra petita" ocorre quando o Juiz soluciona causa diversa da que foi proposta através do pedido, gravando de nulidade a sentença.

O que é uma sentença extra petita ultra petita e citra petita?

Sentenças extra petita, utra petita e infra petita.

67-79). Uma sentença que viola o princípio da congruência é uma sentença incongruente. As sentenças incongruentes podem padecer de vício de natureza (extra petita), vício de excesso (ultra petita) ou vício de omissão (infra petita).

O que fazer quando a sentença e extra petita?

Da sentença extra petita proferida pelo juiz, caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC) fundamentado em erro de procedimento, devendo o recorrente pleitear a anulação da decisão combatida.

QUAL O PRAZO PARA O JUIZ DAR A SENTENÇA?


45 curiosidades que você vai gostar

O que é um julgamento extra petita?

É a decisão que concede algo diferente do que foi pedido pelo autor. Portanto, quando a sentença não respeita a certeza do pedido gera vício que a torna nula, sendo extra petita sempre que conceder ao autor algo estranho à certeza do pedido.

O que fazer quando o juiz deixa de apreciar um pedido?

O magistrado está adstrito aos limites dos pedidos. Ao deixar de apreciar todos os pedidos da inicial, é de ser reconhecida a nulidade da sentença. Não é possível a este Tribunal apreciar, nesta oportunidade, o pedido não julgado pelo juízo de primeiro grau, sob pena de supressão de instância.

É vedada a sentença ultra petita mas a sentença citra petita é possível?

Dentro deste espectro é que são vedadas as sentenças ultra, citra e extra petita, valendo-se aqui da máxima ne eat judex ultra vel extra petita partium (o juiz não pode decidir nem além nem fora do pedido das partes), que informa o princípio da congruência.

É defeso ao juiz proferir sentença Citra ultra ou extra petita explique a qual princípio processual se refere esse enunciado normativo?

Princípio da congruência ou adstrição refere-se à necessidade do magistrado decidir a lide dentro dos limites objetivados pelas partes, não podendo proferir sentença de forma extra , ultra ou infra petita . Esse princípio está previsto no art.



Outras questões

Como fazer uma procuração para transferência de veículo?

Como se separa a sílaba caminhão?

Como sacar ordem de pagamento no Itaú?

Como anexar um documento no PowerPoint?

Por que estádio é acentuado?

Como se faz uma resenha de um livro?

Como fazer para transferir um cavalo?

Como separar uma mistura de água e álcool?

Como escolher uma nova profissão?

Como trocar a terra de uma suculenta?

Como recolher diferença parcelamento FGTS MP 927?

Quanto é 0 85 em fração?

Quem dubla Fate a saga WINX?

Como sincronizar os contatos do Android com o iPhone?

Qual é a sílaba tônica de plástico?

Como transformar 30 minutos em 0 5 horas?

Como mudar de cidade com pouco dinheiro?

Qual o primeiro passo para mudar de país?

Como viralizar na internet?

Como recolher células Excel?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar