Como o dente permanente se forma atrás do dente de leite, muitas vezes há um desvio da posição e o dente permanente acaba erupcionando por trás. Fica parecendo boca de tubarão, né? Com isso a raiz do dente de leite é reabsorvida somente na parte de trás, ficando a raiz intacta na parte da frente.
“Ele deverá observar a idade e a dentição da criança, realizar um exame de raio-x panorâmico para verificar toda a arcada dentária e se o dente que não nasceu encontra-se escondido em outros locais da boca”, explica a profissional.
Por isso, o dentista orienta: “Pode-se coletar o elemento dentário, guardá-lo em um pouco de saliva ou leite, e imediatamente procurar um cirurgião dentista de emergência para que seja verificada a possibilidade de reimplante dentário. Caso isso não seja possível, deve-se analisar o planejamento mais adequado.”
Por isso, o melhor ao fazer quando dentes permanentes despontam entre os de leite, é levar a criança ao consultório odontológico, onde ela passará por uma avaliação e terá acesso a um tratamento adequado.
Casos de “dentes de leite não caírem e o permanente estar nascendo por trás” são relativamente comuns. Toda semana atendo no mínimo um caso de pais preocupados e de crianças que já apresentam o dente permanente irrompido em uma outra posição sem a queda do dente de leite.
Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite.
O nascimento desses dentes não é contínuo, portanto, você pode sentir a mesma dor por alguns dias a cada três ou cinco meses. O nascimento dos dentes do siso influencia a posição dos outros dentes, por isso talvez você perceba que eles se moveram.
Toda semana atendo no mínimo um caso de pais preocupados e de crianças que já apresentam o dente permanente irrompido em uma outra posição sem a queda do dente de leite. Os casos mais comuns são os relacionados aos incisivos inferiores (os pequenos dentinhos da frente na mandíbula).
Como é feita a vacina contra o sarampo?
O que é um amplificador classe A?
Como saber a viscosidade do óleo do motor?
Como é realizada a técnica em Z?
O que acontece se eu usar adesivo de nicotina e fumar?
Como se lê as coordenadas geográficas?
Qual o tipo de radiação emitida pelo celular?
O que é preciso para aproveitamento de disciplina?
Qual a função de uma válvula de segurança?
O que é amortização de consignado?
Como funciona a câmera de segurança Wi-fi?
Como é calculado a venda de férias?
Como funcionam as cotas raciais nas universidades?
Como funciona a coleira de choque?
Como funciona a contabilidade tributária na empresa?
Quanto precisa para abrir uma poupança no Itaú?