Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa. As lesões superficiais, ainda no início, limitam-se ao esmalte. E como o esmalte não tem terminações nervosas, não causa dor.
A lesão cariosa inicialmente é assintomática
"Os sintomas só começam a aparecer quando surge a cavidade na superfície do dente, deixando a dentina exposta aos agentes externos (frio, calor, doce) ou quando a cavidade está tão profunda que começa a agredir a polpa, causando inflamação, consequentemente, dor", comenta.
Como o açúcar é um tipo de carboidrato fermentável, ao ser mastigado, ele aumenta a produção de ácidos orgânicos. Essa reação química em contato com dentes mais sensibilizados é a causa da dor ou pontadas ao comer doces.
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;Presença de furinhos em um ou mais dentes;Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;Sensibilidade ao tocar num dente;
O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).
17 curiosidades que você vai gostar
Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.
Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.
Sintomas a serem observadosDor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ... Dor no maxilar. ... Inchaços. ... Infecções e/ou abcessos. ... Alteração na cor do dente.
Quais são os sintomas da cárie oculta semelhantes ao da cárie comum?dor constante no dente;mau hálito;hipersensibilidade a alimentos e substância em temperatura quente ou gelada;inchaço na gengiva;desconforto ao mastigar alimentos;incômodo ao passar o fio dental entre os dentes;manchas na dentição.
A cárie interproximal só é visível a olho nu quando está muito extensa ou quando o dente vizinho cai e nos permite, assim, visualizar a face do dente cariado. Na grande maioria das vezes, só será descoberta através de uma radiografia odontológica específica, que é a “bite-wing”.
Para aliviar a dor de dente é muito importante identificar o que pode estar causando a dor.
...
Algumas dicas caseiras para aliviar a dor de dente são:Passar o fio dental e escovar os dentes. ... Bochechar água com sal. ... Usar cravo-da-índia. ... Bochechar chá de gengibre e própolis. ... Colocar gelo. ... Tomar remédios.
A dor de dente pode ter diferentes características, mas por se tratar de uma inflamação, normalmente, é uma dor do tipo latejante e pulsátil. Se for de instalação recente é chamada de aguda, caso persista por meses, ela é considerada crônica.
Esses ácidos contribuem para a erosão do esmalte. E quanto maior o teor de açúcar no alimento, maior é a produção de ácido. A cárie dentária é o resultado final da redução do esmalte e, por acaso, quando você continua a consumir esses alimentos, esse mesmo sabor açucarado pode desencadear a dor que ele criou.
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.
Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.
“A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Uma terapia bastante recomendada para acabar com a cárie, é o procedimento de restauração dentária, que pode ser feito com resina.
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
A polpa do dente ("nervo", células, vasos sanguíneos que ficam dentro do dente) pode ficar inflamada e isso causa dor. Ocorre por exemplo quando o dente tem uma cárie muito grande ou sofreu um trauma. A dor também pode vir quando um dente tem a polpa necrosada (o "nervo" morreu).
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista.
Conheça a cárie dentária mais perigosa
As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.
Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.
Comeu algum alimento doce e sentiu aquela dor no dente? Se você sente isto, há possibilidade de que você tenha: uma exposição da raiz dental, alguma infiltração na restauração do dente ou mesmo uma cárie. Isto significa que o seu dente está com proteção baixa frente a moléculas danosas da cavidade bucal!
“Após o desgaste do esmalte, o qual protege o dente dos estímulos externos, há uma exposição da dentina causando uma sensibilidade ao mastigar ou comer alimentos doces, como o chocolate”, explica Kalina.
Quem recolhe os impostos da nota fiscal?
O que é um programa de Aprendizagem?
Como funciona o meu primeiro emprego?
Como é feita a pontuação do Ranking da CBF?
Como saber se alguém me excluiu?
Como funciona o processo de separação do ouro da areia Utilizando-se mercúrio?
O que passar na pata de cachorro queimada?
Como funciona um programa de treinamento?
O que é o Atendimento Pré Hospitalar?
Como saber se uma pessoa aceitou seu convite no Facebook?
Quem paga o protesto no cartório?
Como descobrir quem está falando bem de mim?
Como funciona o ranking Qconcursos?
Como saber se uma pessoa está mentindo olhando nos olhos?
Como deixar a água deionizada?
Como responder How's the weather?