O ideal é que ele trabalhe entre 90ºC e 100ºC. Quando essa temperatura é ultrapassada, ocorre o superaquecimento e o motor ferve. ... Além desse líquido (uma mistura de água desmineralizada e aditivo a base de etileno glicol), a própria passagem do ar com o carro em movimento ajuda a resfriar o motor.
Porque o motor ferve? O motor do carro pode esquentar demais por vários motivos. Os principais são: problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda do líquido de arrefecimento que, geralmente, é causado por vazamentos na mangueira ou no radiador.
De modo que o vapor d água vá saindo aos poucos e não aconteça aquele jato de vapor e água, extremamente quente que pode te queimar. Ligue então o motor e, em marcha lenta, vá completando novamente o nível com o líquido próprio do sistema de refrigeração, que é metade água metade aditivo.
O superaquecimento de um veículo ocorre devido a falta de água no sistema de arrefecimento ou até mesmo a falta de circulação de água no sistema que pode ser desencadeado por problemas na válvula termostática.
Esse é um problema que pode estar diretamente relacionado com a bomba d água. É possível que algum defeito nesse equipamento faça o líquido de arrefecimento vazar. Conforme já explicamos aqui, esse líquido é essencial no sistema de refrigeração do motor, pois conduz o calor para fora do veículo.
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Se a junta do cabeçote estiver queimada você pode ter grandes problemas em um curto período.
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O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:Indicação de alta temperatura no painel;Fumaça excessiva nos canos de escape;Redução rápida da água do radiador;Velas de ignição úmidas;Falhas no motor.
Causas do superaquecimento do motor
A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
A troca do líquido do reservatório deve ocorrer, segundo as montadoras, a cada dois anos ou quando for detectado vazamentos. Segundo Leandro Alves, você deve ficar atento para deixar a água sempre no nível correto, e a verificação deve ser feita periodicamente.
Barulho diferente no motor
Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
Neste caso é considerado comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana.
Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava.
Ela pode ser encontrada por R$ 150 a até R$ 400. Mas, se o seu carro for importado, o valor pode superar os R$ 2 mil, dependendo do modelo e marca. Além disso, você precisa considerar ainda a mão de obra. Esse tipo de serviço precisa ser feito por profissionais especializados e de confiança.
Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta. Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade.
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.
O nível de líquido pode diminuir por diversos motivos – o principal deles é a evaporação. Para evitar que a água evapore precocemente e enferruje o motor, é importante misturá-la com um aditivo. "Esse produto evita a oxidação da peça e combate ferrugens pequenas", afirma a profissional.
Além de problemas mecânicos, isso pode resultar em queimaduras. Ligue o motor e use a lanterna (qualquer celular tem uma) para verificar se há sinais de vazamento nos encaixes das mangueiras do sistema de arrefecimento. Com a adoção de capas sobre os motores, é provável que nem todas as conexões estejam visíveis.
Um dos principais sinais de que o radiador não está funcionando como deveria, é o superaquecimento do motor. Um dos indicadores é o termômetro que fica no painel de controle do veículo e indica como anda a temperatura. Se ela estiver acima de 100ºC, é bom ficar atento, pois algo pode não estar funcionando como deveria!
Se o registro for fora do box do banheiro, coloque um balde embaixo para conter a água na hora da retirada do registro. Deixe a água escoar até que o fluxo fique bem forte – talvez você precise de mais de um balde. Coloque o registro de volta e abra as torneiras e chuveiros para testar se ainda há ar no encanamento.
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