Ouça em voz altaPausarConclusão. O artigo 29-C da Lei 8.213/91 permitiu que o segurado que cumpra os requisitos dos 85/95 pontos, poderá optar pela incidência ou não do fator previdenciário. ... Além da previsão desse artigo, a aposentadoria especial e a aposentadoria por invalidez também não se aplica o fator previdenciário.
Ouça em voz altaPausarO fator previdenciário é um índice usado no cálculo de algumas aposentadorias. ... O fator é usado no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição. Por essa regra, os homens precisavam de ao menos 35 anos de pagamentos ao INSS e, as mulheres, de 30 anos, no mínimo. Não havia exigência de uma idade mínima.
Ouça em voz altaPausarPor exemplo: O fator previdenciário de um homem de 55 anos, com 35 anos de contribuição, é de 0,7. Se a média salarial desse homem é R$ 3.000,00, a aposentadoria vai ser R$ 2.100,00, (0,7 X 3.000 = 2.100). Se esse mesmo homem se aposentar aos 65 anos, com 45 de contribuição, o fator previdenciário vai ser 1,3641.
Ouça em voz altaPausarResumidamente, é uma regra de pontos, na qual somam-se a idade e o tempo de contribuição do segurado no momento da aposentadoria. Quem conseguisse atingir esta pontuação (somatória do tempo de contribuição mais a idade da pessoa), não teria o fator previdenciário aplicado em sua aposentadoria por tempo de contribuição.
65 anos
Ouça em voz altaPausarEm geral, a nova norma exige idade mínima de 65 anos para homens e de 60 para mulheres, sendo que a delas subirá de forma gradual em seis meses ao ano até alcançar 62. Além disso, é preciso ter 15 anos de contribuição, que, para homens, subirá seis meses por ano até chegar a 20.
Ouça em voz altaPausarMas como fazer esse cálculo? Após saber o salário de benefício, basta multiplicá-lo pelo resultado do fator previdenciário para descobrir o valor da aposentadoria. Portanto, quanto maior o tempo de contribuição e a idade, mais alto será o fator previdenciário, e, assim, maior o valor do benefício previdenciário.
Como saber qual o meu fator previdenciário? A tabela do fator é atualizada todos os anos.
Para entender o seu funcionamento, é preciso, primeiro, aprender como calcular o fator previdenciário do INSS. Com o objetivo de deixar esse assunto mais claro e simples de entender, neste artigo, vamos esclarecer estes e outros questionamentos: como ficou o fator previdenciário após a Reforma da Previdência?
São raros os casos em que o fator previdenciário será positivo, aumentando o valor da aposentadoria. Isso ocorre apenas se o fator previdenciário for maior que 1. Se o fator for igual a 1, não faz diferença (lembra do elemento neutro da multiplicação?); Se o fator for maior que 1, ele aumenta o valor do benefício (é mais raro, mas pode ocorrer).
Lembrando que, ao final deste artigo, trago uma calculadora gratuita de fator previdenciário fornecida pelo Cálculo Jurídico (CJ). O CJ é uma plataforma de cálculos previdenciários super moderna e totalmente atualizada para as alterações da Reforma Previdenciária. Clique aqui para conhecer a plataforma com 15 dias de garantia.
Qual o nome da pessoa que faz bolo?
Como se chama o período que equivale a 3 meses?
Quais são as palavras que têm SC?
Qual jogador de vôlei não pode sacar?
Como se chama o medo de dormir?
Como separa a sílaba da palavra dignidade?
Quantas e quais são as funções da linguagem?
Como separar em sílabas a palavra irresistível?
Como se separa a água de álcool?
Como separar em sílabas usuário?
Como separa a sílaba tagarelou?
Como renovar Carteirinha de Estudante 2021?
Como fazer o pagamento da renovação da CNH pelo aplicativo?
Como renovar o pacote TIM Beta mensal antes do prazo?
Como solicitar declaração de cárcere?
Como solicitar exame toxicológico?