Quando há conexão entre processos?

Pergunta de Salvador Daniel Cunha em 27-05-2022
(50 votos)

55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir. §1º Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.

O que significa conexão entre processos?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.” Há, ainda, a previsão expressa de uma regra aberta de conexão em razão do vínculo entre os objetos litigiosos de dois ou mais processos.


Quando pode ser alegada a conexão?

A conexão é matéria que deve ser alegada em preliminar de contestação, nos termos do art. 301 , VII do CPC , sendo, portanto, inadequada a discussão via exceção de incompetência.

O que é uma ação conexa?

A forma correta é Ação Conexa! 1) Conceito: ocorre quando duas ou mais ações, diante dos conhecidos elementos da ação (partes, pedido e causa de pedir), têm o mesmo pedido ou a mesma causa de pedir.

O que é causa conexa?

O caput do artigo 55 assenta serem conexas as causas ou ações que tiverem o mesmo pedido ou causa de pedir, buscando evitar que haja decisões conflitantes ou contraditórias entre si.

Conexão e Continência no CPC l Você sabe a diferença?


24 curiosidades que você vai gostar

Quem pode alegar conexão?

Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente. Caso o réu verifique a existência de conexão entre duas ações, deve arguir essa matéria em sede de preliminar de contestação.

O que é conexão no processo penal?

A conexão é forma de fixação da competência jurisdicional e consiste no vínculo que se estabelece entre duas ou mais infrações penais, de onde decore a necessidade de se efetuar a reunião de processos para julgamento conjunto.

Qual a diferença de conexão e continência?

A diferença entre a conexão e a continência reside no fato de que, enquanto na conexão as causas veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material, na continência a causa contida veicula apenas uma parte da relação jurídica de direito material veiculada na causa continente.

Qual o objetivo da conexão?

A conexão é fato jurídico processual que normalmente produz o efeito jurídico de determinar a modificação da competência relativa, de modo a que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas. A conexão tem por objetivo promover a economia processual.



Outras questões

Como alterar o idioma de exibição do Windows?

Quando vou formatar meu pc a tela fica preta?

Como é feita a têmpera do aço?

Como faço para mudar a promoção da TIM?

Como funciona A luz fosforescente?

Como formatar um tablet Samsung Galaxy Tab 3 Lite?

Como traduzir o LibreOffice para o português?

Para que serve a terapia holística?

Como Formatar pendrive RAW protegido?

Como é feito o cálculo da inflação?

Como colocar o Rocket League em português?

Como colocar o The Sims 4 em português?

Como mudar o idioma do Spotify no computador?

Como passar o idioma para português The Sims 2?

Como ser fluente em inglês em 1 ano?

Como mudar o idioma do Microsoft Office 2007 para português?

O que ajuda a definir o corpo?

Como alterar o idioma do LibreOffice no Mac?

Como liberar 100% da velocidade da sua internet?

Como mudar o idioma do Hotmail do inglês para o português?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar