Quando é utilizada a integração da norma jurídica?

Pergunta de Denis Duarte Castro Magalhães Neto em 31-05-2022
(44 votos)

Quando o juiz fizer uso da equidade, estando autorizado por lei e para preencher uma lacuna da lei, ele estará produzindo integração da norma.

Em que consiste a integração da norma jurídica?

Integração de norma jurídica nada mais é do a utilização de uma das ferramentas de correção do sistema previstas no art. 4º da Lei de Introdução (analogia, costumes ou princípios gerais do direito).


Quando é necessária a integração da norma processual?

A integração da norma é o fenômeno em que a norma do processo comum civil é transportada ao vazio da norma processual especial do trabalho. Essa integração será supletiva, quando parcial; subsidiária, quando total. Ocorre que, o transporte de uma norma comum não é tarefa fácil.

Quais são as formas de integração da norma jurídica?

São meios de integração da norma jurídica a analogia e a equidade. Para integrar a lacuna o juiz recorre à analogia que consiste em aplicar uma hipótese não prevista em lei a disposição relativa a um caso semelhante.

Quais são os meios de integração das normas jurídicas e qual a ordem a ser seguida no caso de precisarem ser utilizados?

Segundo a doutrina, os meios de integração deverão ser utilizados na mesma ordem em que previstos na norma – ordem hierárquica – qual seja: Analogia → Costumes → Princípios Gerais do Direito. ... Analogia legal (legis): quando se utiliza apenas de um dispositivo legal para solucionar a omissão legislativa.

AGU Explica- Formas de integração da norma jurídica


29 curiosidades que você vai gostar

O que são meios de integração?

A auto-integração é o método pelo qual o ordenamento se completa, recorrendo à fonte dominante do direito: a lei. O procedimento típico é a analogia. A heterointegração é a técnica pela qual a ordem jurídica se completa, lançando mão de fontes diversas da norma legal, p. ex.: o costume, a equidade.

O que são as chamadas formas de integração da norma?

A técnica de integração normativa é exatamente o oposto da ocorrência de um conflito entre normas supostamente reguladoras de um mesmo fato. Na integração, ocorre o inverso, não há conflito entre normas. Na verdade, não há nenhuma norma a regular o fato concreto. Nesse caso, o juiz pode deixar de julgar?

Quanto aos elementos de integração do ordenamento jurídico é correto afirmar que?

Questão 5 Correto Marcar questão Quanto aos elementos de integração do ordenamento jurídico, é correto afirmar que: Escolha uma: A resposta correta é: A analogia consiste na aplicação a uma hipótese não prevista em lei, de disposição estabelecida para casos semelhantes..

Quais são os mecanismos de integração do direito do Trabalho?

A analogia, o costume, a equidade e os princípios gerais do direito são indicados pelo próprio legislador como procedimentos ou métodos de integração das normas jurídicas, conforme disposto nos arts.



Outras questões

Como fazer para tirar o Creci GO?

O que precisa para transferir um veículo para pessoa jurídica?

Qual a luva ideal para limpeza?

Como usar certificado digital A1 em mais de uma máquina?

Como fazer o cálculo de gasto de combustível?

Como transferir a multa para outro condutor MG?

O que é preciso para ser um YouTube?

O que é o lápis pastel?

Como transferir o auxílio emergencial para o Banco Itaú?

Como fazer o bebê no The Sims Free Play?

Como usar máquina de cartão Mercado Pago Point mini?

Tem como transferir financiamento de imóvel para outro banco?

Como tirar a vieira da concha?

É possível adotar um lobo?

Quais são os benefícios do limão para pele?

Como Exportar contatos Google?

Como calçar luvas de procedimento?

Como salvar PowerPoint fechado?

É possível alterar CNPJ?

Como salvar um documento do Word na área de trabalho?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar