De acordo com o INSS, aproximadamente 3,3 milhões de pessoas devem fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano de 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro. A falta da prova de vida provoca o cancelamento imediato do benefício do INSS.
Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro. Matéria alterada às 11h48 do dia 3 de janeiro de 2022 para atualizar o calendário de prova de vida, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.
Veja o calendárioAté 28 de fevereiro de 2022 - quem tem prova de vida vencida até dezembro de 2020.Até 31 de março de 2022 - quem tem prova de vida vencida entre janeiro e junho de 2021.Até 30 de abril de 2022 - quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021.
O primeiro prazo da prova de vida em 2022 é para segurados que não realizaram o procedimento no ano passado, até dezembro de 2020. Esse grupo tem até o dia 25 de fevereiro para fazer a comprovação de vida e seguir recebendo o benefício normalmente. O novo cronograma terá validade até junho de 2022.
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
41 curiosidades que você vai gostar
Quem recebe pensão por morte precisa fazer prova de vida? Sim. Aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano devem fazer a comprovação.
Na última quarta-feira (02), o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) divulgou que os aposentados, pensionistas e outros titulares que têm benefícios previdenciários não precisam mais realizar a prova de vida presencialmente. Ao todo, a medida deve beneficiar cerca de 36 milhões de pessoas.
A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício, em caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências.
Poderão ser utilizados, por exemplo, os registros de vacinação, de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), aquisição ou renovação de empréstimo consignado, votação nas eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou de carteira de motorista, entre outros.
Uma das obrigações mais recorrentes para aposentados e pensionistas mudou neste mês. Desde a última quarta-feira (2), a prova de vida para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de ser presencial e passou a basear-se no cruzamento de outras bases de dados do governo.
Quem vai fazer a consulta da prova de vida pelo 135 também consegue saber a data na qual foi feito o último procedimento e qual é seu mês de vencimento. Basta ligar para a central telefônica do INSS, de segunda a sábado, das 7h às 11h. No atendimento inicial, informe o número do CPF.
Consulta pelo siteAcessar o site meu.inss.gov.br.Na tela inicial clique em "Entrar"Insira seu CPF e clique em "Avançar"Insira sua senha e clique em "Entrar"Uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS aparecerá e basta você clicar no serviço que procura.
A prova de vida voltou a ser obrigatória em 2022, após três meses suspenso e ficou um bom tempo parado por causa da pandemia de covid-19. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem ficar atentos ao procedimento, pois sem a prova de vida o benefício não é pago.
A prova de vida domiciliar deve ser solicitada pela central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o INSS, os segurados que têm dificuldades de locomoção precisam apresentar um atestado ou uma declaração médica comprovando o problema.
Prova de vida segue suspensa
O serviço foi suspenso entre março de 2020 até maio de 2021 após o fechamento das agências e posteriormente com o retorno gradual e mediante agendamento. Um novo calendário foi elaborado para a comprovação de vida e cerca de 28,7 milhões de segurados realizaram o procedimento.
Com a nova norma, quando houver a necessidade de realizar a prova de vida de maneira presencial, o INSS deverá oferecer ao beneficiário meios para que o procedimento seja realizado sem a necessidade de deslocamento da própria residência. Os detalhes serão definidos em ato do presidente do instituto.
Para saber se você pode fazer a prova de vida pelo celular, é preciso:Primeiro, faça o login no app Meu INSS.Clique no ícone "Prova de vida". ... Em seguida, faça o login no app gov.br e clique no botão "Iniciar prova de vida".Faça a validação facial, clicando na opção "Autorizações" (à esquerda).
Para o teste digital, basta clicar em “Serviços”, depois em “INSS”. Em seguida, haverá a opção para tirar foto do RG frente e verso. Para o caixa eletrônico, basta acessar com a biometria já usual.
Quem tem biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode fazer a prova de vida digital pelo Meu INSS, ou seja, a partir dos registros da carteira de motorista e do título de eleitor.
Ele deverá então realizar a prova de vida preferencialmente por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria. Poderá também realizar qualquer um dos atos listados como válidos para a prova de vida, como tomar vacina ou declarar o Imposto de Renda.
Devem fazer a prova de vida, todos os anos, os aposentados, pensionistas e beneficiários assistenciais há mais de um ano. Segundo o INSS, aqueles que não realizaram a prova de vida entre novembro de 2020 até dezembro de 2021 devem realizar o procedimento em 2022, seguindo o novo calendário.
É possível fazer a prova de vida pela internet? Sim. No meio digital, a comprovação é feita pela validação facial, também chamada de biometria facial.
No siteAcesse o site “Meu INSS”; O endereço de acesso: Meu INSS;Clique na opção “Serviços”; ... Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;Na tela seguinte, clique no calendário; ... A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida;
Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.
Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:Fazendo login no site do Meu INSS;Acessando o aplicativo Meu INSS;Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.
Quais as atividades econômicas desenvolvidas no processo de exploração da América?
O que é análise de prescrição?
Como excluir senha do Windows 10 pelo CMD?
Como funciona Os sobrenomes alemães?
Como é o corte de cabelo americano?
Como farol que brilha a noite Bíblia?
O que aconteceu com as capitanias hereditárias?
Como é o nome da mulher do Vegeta?
Como funcionam as relações de suserania e vassalagem?
Como é o nome da nova namorada do Coringa?
Como o gestor público pode atuar de forma eficiente frente a sua área de atuação?
Como usar a parafusadeira na madeira?
Como um catalisador altera a velocidade de uma determinada reação?
Como era o poder político no Império de Mali?
Como funciona o processo de elaboração da Constituição da França em 1791?