Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.
Circular com a turbina danificada pode afetar diretamente o seu motor, já que a perda de óleo pode ser alta, prejudicando o sistema de lubrificação do motor. Uma das vantagens de fazer a manutenção do seu turbo é exatamente essa: identificar possíveis problemas e solucioná-los com antecedência, evitando gastos altos.
Sinais de aviso de falha turbo
A redução da capacidade de aceleração é um dos sintomas mais habituais de um turbo com falhas. O veículo não consegue acelerar rapidamente ou não consegue produzir a quantidade usual de energia. Quando os condutores estão habituados a operar esse veículo, notam as falhas.
A quebra do eixo ocorre, normalmente, após danos no mancal de eixo, que permitiram o conjunto rotativo trabalhar fora de centro. O contato do rotor com a carcaça raspa o núcleo na região do anel de pistão com a carcaça central.
O principal objetivo de um motor turbo é oferecer mais potência aos carros, sem que para isso seja necessário aumentar o tamanho do equipamento. Outro aspecto interessante dele é que o condutor do veículo sente uma direção energética e agressiva, ao contrário dos motores aspirados, que são mais suaves.
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Quais as vantagens do motor turbo?Menor nível de emissão de gases poluentes.Maior economia de combustível.Cuidados de manutenção semelhantes ao dos motores aspirados.Sem os trancos, por eliminar o turbo lag na maior parte das situações.
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
O problema da turbina fumando é outro caso e ocorre geralmente quando os mancais do turbo estão gastos e o óleo de lubrificação do eixo da turbina é jogado na turbina (fumando direto) ou no compressor (caso tenha uma válvula de prioridade a fumaça pode aumentar em reduções de marcha, senão ela diminui).
Procedimentos a serem seguidos na hora de revisar uma turbinaRealizar as trocas de óleo e filtros (óleo, ar e combustível) conforme a recomendação do manual do fabricante.Utilizar sempre o lubrificante especificado pela montadora.Nunca completar o nível de óleo, mas sim trocá-lo completamente.
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