Existem cerca de 20 tipos de cadeias combinadas para produzir diferentes tipos de colágenos no nosso corpo, porém o Colágeno Tipo I é o mais abundante e está presente na pele, nos ossos, nos dentes e nos tendões.
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo. Apresenta como estrutura básica uma unidade trifilamentar deno- minada tripla hélice. A hélice do colágeno é pontuada por curvas, sendo formada principalmente pelos aminoácidos glicina, prolina e hidroxipro- lina. A elastina é uma proteína da matriz extracelular.
O colágeno é obtido para fins comerciais baseado em diversas espécies de animais. Com base no colágeno tipo I, que é o mais comum, pode-se obter o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) e o colágeno hidrolisado.
O colágeno destaca-se por ser um componente essencial de vários tecidos conjuntivos, sendo encontrado na pele, nas cartilagens, nos ossos e nos tendões. Apresenta a função de contribuir com a resistência, coesão e elasticidade dos tecidos em que está presente.
O colágeno, do grego Kolla, que significa cola, e Genno, que significa produção, é uma classe de proteínas fibrosas de origem animal que possui um papel estrutural importante em alguns tecidos, sendo responsável, por exemplo, pela integridade das cartilagens, da pele e dos vasos sanguíneos.
Neste tipo de colágeno encontra-se com maior facilidade o tipo I e está distribuído de maneira ampla pelo organismo formando o que comumente chamamos de fibrilas de colágeno e são encontrado em ossos, dentina, tendões, capsulas de órgãos e na derme.
Como fazer day trade com pouco dinheiro?
Quais são os países que falam a língua inglesa?
Como se opera vendido na bolsa?
Qual foi o primeiro filho de Noé?
O que são cadeias carbônicas mistas?
Como se classifica o pronome lhe?
Como xadrez se chamava na Pérsia?
Como habilitar imagem no Word?
O que fazer na frigideira de ferro?
Qual a melhor maneira de consumir a geleia real?
O que colocar no shampoo para engrossar o cabelo?
Como envelhecer uma peça de gesso?