A partir da próxima segunda-feira (8/11), os consumidores poderão enviar suas denúncias e sugestões, via mensagem, pelo WhatsApp número (31) 98979-4168.
A partir desta quarta-feira (24), denúncias, sugestões e dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp, por meio do número (22) 2627-6086. O novo canal para suporte à população tem como objetivo oferecer mais comodidade, tornando o atendimento acessível, além de agilizar as fiscalizações.
Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital) Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)
O número destinado a receber exclusivamente denúncias dos consumidores dentro do Estado do Rio de Janeiro pelo Whatsapp é o (21) 98104-5445.
Onde reclamar
As reclamações na internet são centralizadas no site www.consumidor.gov.br, do Governo Federal.
40 curiosidades que você vai gostar
O Atendimento Telefônico através do número 151 está suspenso. Para o envio de consulta, reclamação ou denúncia, sugerimos que acesse o canal eletrônico, disponível 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.
O consumidor entra em contato com o Disque Procon-RJ através do telefone 151 ou pelo e-mail reclame@procon.rj.gov.br, e receberá orientações sobre quais medidas devem ser tomadas, podendo ainda efetuar denúncias à fiscalização. Nosso atendimento é realizado de segunda a sexta feira, das 9h às 17h.
Acesse a ferramenta de Bloqueio de Ligações de Telemarketing na página do Procon Carioca (web-sisbloqtele.apps.rio.gov.br/). Em seguida, clique em “Sou Consumidor”. Passo 2. Para criar uma nova conta e inserir seu número, clique em “Cadastrar número para bloqueio”.
Para solucionar situações como estas, você deverá entrar em contato com o serviço de Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).
Para fazer reclamações ou denúncias, utilize nosso aplicativo Meu Procon e reclame pelo seu celular.http://www.meuprocon.rj.gov.br/http://www.procononline.rj.gov.br/http://www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento.
Se você já realizou a reclamação fundamentada perante o SAC e não teve seu problema resolvido, sugerimos que contate a Ouvidoria da empresa com a qual você está tendo problemas de Direitos do Consumidor! As Ouvidorias são um recurso à decisão ou à negligência do SAC.
O telefone do Procon do Distrito Federal para que você busque informações ou faça denúncias é 151, que atende de segunda a sexta-feira, de 12:00 às 17:00.
Se o fornecedor do produto/serviço não responder a notificação ou simplesmente não comparecer a audiência, a mesma será multada e o processo será encaminhado para uma decisão de primeira instância administrativa, sendo o consumidor orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial.
Cobrança indevida, propaganda enganosa, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, são alguns dos exemplos reclamações que podem ser remetidas por consumidores ao Procon.
Quando o consumidor se sentir lesado em qualquer relação de consumo, ele pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor do seu estado ou o Procon. Sua queixa será registrada e ele será orientado sobre como proceder. Além disso, a instituição irá intermediar a disputa entre vendedor e comprador.
O INADEC funciona de 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:00, na Rua Pedrália 98 - São Paulo/SP. Vocês também podem entrar em contato através dos telefones (11) 5062-6418 / 5062-6462 ou pelo site.
O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Usuários podem restringir chamadas indesejadas por meio de aplicativos, instâncias estaduais do Procon e pelo Não Me Perturbe. As pessoas que recebem muitas chamadas indesejadas podem bloquear as ligações de telemarketing no celular.
Como cadastrar o seu número no Não Me PerturbeAcesse o site naomeperturbe.com.br;Clique em “Solicitar bloqueio”;Depois, em “Quero me cadastrar”, para criar uma conta;Entre com seu login e você será direcionado à página de bloqueio;Digite o número do telefone e selecione a operadora;Clique em “Cadastrar telefone”;
Como bloquear ligações de telemarketing pelo AndroidAbra o app de telefone, toque no icone de três pontos e selecione “Configurações”;Em seguida, toque em “Identificador de chamadas e spam”;Na próxima tela, toque na caixa “Filtrar chamadas de spam”.
Fazer contato com um dos canais de atendimento: o site consumidor.gov.br (canal em que o cliente fala direto com a empresa; o formulário online no site do Procon Carioca (https://goo.gl/Ew2vFQ); o atendimento itinerante; a Central 1746 (site www.1746.rio.gov.br ou telefone); Facebook ou Twitter (@proconcarioca).
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
O Procon recebe as reclamações dos consumidores e realiza processos administrativos para apurar e punir más práticas dos fornecedores. Nesse sentido, o Procon-SP responde às consultas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.
Em caso de dúvida, fale com um de nossos atendentes através do link “FALE COM O DECON”, selecionando a opção “Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor”, ou, se preferir, utilize o nosso Procon Fone – 0800-275.8001. Esses canais possibilitam aos consumidores tirarem suas dúvidas ou mesmo realizar denúncias.
Procon e Justiça
Há a possibilidade de a reclamação ser feita pela internet. O órgão vai pedir que o cliente conte o caso e forneça documentos como nota fiscal e número do pedido, que serão usados para que o órgão cobre a empresa sobre as obrigações dela e dê uma resposta ao consumidor.
Como funciona as correntes de convecção no interior da Terra?
Qual o valor da multa de alienação parental?
Qual a característica de uma pergunta aberta?
Como saber se tem alergia ao Sculptra?
Quem pode ser batizado segundo a Bíblia?
Quanto tempo leva para Ora-pro-Nóbis florir?
Qual a diferença entre cessão contratual e cessão de crédito?
Como calcular a quantidade de adubo por vaso?
Quais são os refrigerantes que não tem corante?
Como apresentar defesa para multa?
Como ser um consultor autônomo?
Como calcular um intervalo de tempo no Excel?
Quais são os três níveis de biodiversidade?
O que são direitos reais e quais suas principais diferenças em relação aos direitos pessoais?
Quais são os principais biomas do mundo e suas características?