O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. ... Como conseqüência desta característica, o chumbo é muito utilizado na fabricação e manejo do ácido sulfúrico.
Por volta de 3000 a.C. há evidências que os Chineses já produziam este metal. Há indícios, também, que os fenícios exploravam o chumbo em 2000 a.C. Encanamentos de chumbo com as insígnias de imperadores romanos, de 300 a.C, ainda estão em serviço.
A obtenção de chumbo é feita principalmente a partir do mineral Galena, por apresentar maior concentração do elemento, por volta de 87%. Na sua obtenção é utilizado o método de Ustulação. ... O chumbo obtido é separado por flotação e purificado por destilação, o chumbo nesta etapa apresenta pureza de 99,99% (Rocha, 1973).
Para saber se um produto contém chumbo não espere encontrar em informação na embalagem. Um cosmético pode conter chumbo e o metal não estar presente na lista de composição, até porque ele não é considerado um ingrediente, e sim um contaminante.
82
Chumbo/Número atômico
Os gases industriais com chumbo são transportados por poucos quilômetros e, ao se sedimentarem, podem contaminar ar, solo e água. Nos centros urbanos, a poluição por esse metal pesado costumava acontecer por conta de veículos movidos a gasolina que continha chumbo.
Tal elemento, pertence ao grupo 14 ou família IVA da tabela periódica, denominado grupo do carbono, que é composto pelo próprio carbono, silício, germânio, estanho e fleróvio.
Estados Unidos, Rússia, Austrália, Peru, China, Bulgária e Marrocos são locais que possuem a maior concentração de chumbo. Na natureza, geralmente ele é achado na forma de composto mineral. Por exemplo, o galena (PbS), composto por sulfeto de chumbo, é encontrado junto com outros minerais contendo zinco.
Propriedades. O chumbo tem cor prateada, esbranquiçada ou cinzenta. É bastante denso, mas também muito macio, podendo ser moldado com facilidade. O chumbo é altamente durável: resiste ao desgaste produzido pelo ar e pela água, bem como a muitos produtos químicos fortes.
Além disso, ele possui a capacidade de se acumular no organismo, especialmente nos rins, fígado, cérebro e ossos. O chumbo pode causar vômitos, dores abdominais, convulsões, encefalopatia, fraqueza muscular e danos aos rins, fígado e cérebro. O nível de chumbo no organismo pode ser verificado com exame de sangue e em alguns casos radiografias.
O chumbo é extraído da natureza a partir de alguns minerais, são eles: a galena (PbS), a anglesita (PbSO4) e a cerusita (PbCO3). As aplicações do chumbo são várias e abaixo podemos encontrar algumas: Na fabricação de soldas e munições; Como aditivo em combustíveis;
Como memorizar tudo com facilidade?
Como desbloquear programa no Firewall w10?
O que significa capacidade produtiva?
Como mesclar células no Excel e manter os dados?
Como mudar a árvore Genealogica do The Sims 4?
Como usar a carteira de trabalho digital?
Como mudar opacidade no Power Point?
Como saber se tenho direito à cidadania em outro país?
Como saber se tenho autoconfiança?
Como ver contas atrasadas do Semae?
Como configurar o roteador Tp-link para acesso remoto?
Como saber se estou com pus na garganta?
Qual a doença mental mais rara?
Como saber se têm conta atrasada CPFL?
Qual exame detecta bactéria no sangue?