Qual o tratamento para neurose obsessiva?

Pergunta de Pedro Ramos em 22-09-2022
(77 votos)


Qual o tratamento para neurose obsessiva?

O tratamento acontece por meio do desenvolvimento da capacidade da observação de si. O paciente, por meio das sessões de terapia, começa a discernir pensamentos funcionais dos disfuncionais e paulatinamente reconhece os pensamentos obsessivos que geram compulsões.

O que Freud fala sobre neurose obsessiva?

Neurose obsessiva é o termo criado por Freud em 1986 para designar um distúrbio que produz sofrimento psíquico e que aponta para os impasses do sujeito com o seu desejo inconsciente, compondo, juntamente com a histeria, as neuroses de transferência.

O que causa neurose obsessiva?

Para Freud, o que provocaria a formação desses sintomas, no caso de uma neurose obsessiva, é a angústia em que o eu está colocado, diante do supereu; e nesse caso, é essa hostilidade advinda do supereu que representa o perigo de que o eu tem de se proteger.



Quais são as principais características da neurose obsessiva?

Segundo o autor, esse mecanismo de defesa “domina os processos mentais da neurose obsessiva” (Idem, p. 129). ... Outras características comuns do neurótico obsessivo, citadas pelo autor, são: a onipotência do pensamento, do sentimento e dos desejos (tanto bons quanto maus); e o conflito na relação de amor e ódio.

Quais os traços de Defesa do neurótico obsessivo?

Assim, nesta neurose, o conflito entre as instâncias psíquicas tem uma par- cela especialmente grande na formação dos sintomas obsessivos. Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.

Qual a diferença entre transtorno obsessivo e neurose obsessiva?

Em se tratando de neurose obsessiva, sabe-se que tal nomenclatura foi abolida dos manuais diagnósticos estatísticos e substituída pelo TOC - transtorno obsessivo compulsivo - que na verdade é uma compilação dos sintomas que Freud já havia mencionado como compondo a neurose obsessiva.



Como reage uma pessoa com neurose?

Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.

Quais são as neuroses?

Ele definiu três categorias de psiconeuroses, transtornos emocionais enraizados em traumas de infância: neuroses atuais (resultantes de impedimentos da satisfação sexual), neuroses de transferência (mecanismo de defesa, como histeria ou fobia) e neuroses narcísicas (quadros psicóticos).

Qual o mecanismo de defesa da neurose obsessiva?

Aproveitando que o ensaio anterior finaliza ressaltando o isolamento nesta neurose, o segundo ensaio, intitulado “Os Mecanismos de Defesa Presentes na Neurose Obsessiva”, destaca os principais mecanismos de defesa presentes nesta neurose, tais como a anulação, o deslocamento, a formação reativa e o isolamento.






Outras questões

Qual altura certa do selim?

Como funciona o processo de adormecer?

Como calcular a altura máxima atingida?

Como pegar meu diploma Digital?

O que é Cest na NF-E?

Qual dia cai o auxílio Merenda?

Como calcular a substituição tributária do ICMS?

Como pegar mestre Free Fire?

Qual a alíquota do ICMS para o Simples Nacional?

Como fazer uma instalação de duas lâmpadas?

Como pegar a carteirinha do Coren?

Como pegar galinha solta?

Como que faz muda de framboesa?

O que dá a um cachorro com a doença do carrapato?

Como pegar um filtro no Instagram?

Como recuperar dados de um HD antigo?

Como pegar bisturi?

Como tirar viuvinha do olho?

Como obter cotações de Ações B3 Bovespa no Excel?

Como instalar o programa SIC?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar